2020

Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

Data: 15/02/2020 (sábado)

Horário: 10h

Local: SESC Itaquera 

 

Presentes:

Adriana Alves Corrêa (CADES Ermelino Matarazzo); Andrea Fernandes de Paula (Sociedade civil aluna do IFSP); Aparecida Kida Sanches (Raiz Cidadanista); Aracelli de Lima (SESC Itaquera); Benício Príncipe Voigt (EE Luiz Gonzaga C. Mello); Bernardo Principe Voigt (EE Deputado Raul Pilla); Cassia Rosalina Príncipe Voigt (Núcleo Pedagógico Leste 1); Cintia Okamura (CETESB); Cristiano Alves Correa (CADES São Miguel); Denise Aparecida Belchior da Costa (DRE Itaquera); Ivo Carlos Valêncio (CADES Municipal); Manoel Barbosa Cruz Filho (CADES Cidade Tiradentes); Marcia da Silva (Escola Estadual); Terezinha de Jesus Silva (UVIS Cidade Tiradentes); Valdir da Silva Oliveira (Diretoria de Ensino Leste 1); Vanessa Ramos Pacheco (EE Profº Carlos Henrique Liberalli).

Pauta:

  • Apresentação dos presentes
  • Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste Planejamento do Workshop

 

Após a apresentação de todos a pauta do dia é exposta para aprovação.

 

Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste – Planejamento do Workshop

 

Etapas do Projeto

1ª Etapa: Escolha da Escola Interessada

2ª Etapa: Capacitação dos Professores

3ª Etapa: Coleta e Análise

4ª Etapa: Sensibilização Intermitente (a cada 3 meses): 1º Ação - Visita às Nascentes (3º mês do início do projeto); 2º Ação - Mutirão de limpeza (6º mês do início do projeto); 3º Ação - Plantio de Mudas (9º mês do início do projeto).

5ª Etapa: Reuniões de Acompanhamento (CADES x Escolas)

6ª Etapa: Construção do Programa de Ações para a recuperação/renaturalização do curso d´água

7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações

8ª Etapa: Valorização: Publicação

 

Quadro das Escolas participantes e córregos adotados por Subprefeitura

 

Subprefeitura

Escola

Córrego/Rio Adotado

Aricanduva

Escola Santa Marina¹

Rapadura

Colégio Soter¹

 Taboão

Cidade Tiradentes

CEU EMEF Água Azul²

Guaratiba

EMEF Aureliano Leite²

Itaquera

Itaquera

E. E. Prof.ª Emília de Paiva²

Verde

SENAC - Unidade Itaquera¹

Verde

São Mateus

E Prof. Carlos Henrique Liberalli²

Caguaçú

São Miguel Paulista

E. E. Dep. Raul Pilla²

Jacú Pêssego

IFSP – Campus São Miguel²

Guanambi

 

¹Instituição particular; ²Instituição pública

Em relação a 7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações, avaliou-se que o melhor será realizar em março para não dispersar os alunos e as escolas participantes.

 

Obs. Informação atualizado em 18/03/2020:

Com a epidemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) e as recomendações da OMS de adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de todos, esta atividade para o momento está suspensa.

Proposta de Data: 21 ou 28/03/2020 (sábado)

Horário: das 9h as 13h

Local: Senac São Miguel

Para ser viável essa data, durante a semana de 17 a 21 de fevereiro deverão ser confirmados o local e as escolas participantes.

Subprefeitura

Escola

Responsável pela confirmação

Cidade Tiradentes

CEU EMEF Água Azul

Manoel/Sanderli

EMEF Aureliano Leite

Manoel/Sanderli

São Mateus

E Prof. Carlos Henrique Liberalli

Professora Vanessa

Itaquera

SENAC - Unidade Itaquera

Cassia vai falar com Anderson

Aricanduva

Escola Santa Marina (15 alunos)

Colégio Soter (8 alunos)

Marilene

São Miguel Paulista

 

Itaquera

E. E. Dep. Raul Pilla (15 alunos)

Cassia

IFSP – Campus São Miguel (10 alunos)

Cristiano vai falar com Altair e Suzi

Itaquera

E. E. Prof.ª Emília de Paiva

Cassia

 

 

Proposta de Programação

9h Recepção: Café e música

9h30 Anunciar os especialistas e instituições presentes que farão parte da mesa de debates

9h40 Apresentação do Fórum Agenda 21 Macro Leste e do Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste

10h início da apresentação das escolas (9 escolas 10min cada uma)

11h30 Mesa de Debates

12h30 Encaminhamentos e Encerramento

Observações: verificar se o Senac pode fornecer o café, caso contrário ele será comunitário, ou seja, cada participante trará uma contribuição

Kida fará o roteiro para as escolas prepararem sua apresentação (vide proposta no anexo)

Cintia vai enviar o modelo de ofício

Lista de Instituições e Especialistas que serão convidados: SABESP, CETESB, Subprefeituras, SVMA, Sesc Itaquera, Rios e Ruas, Universidades, etc.

Encaminhamentos para a próxima plenária (atualizado em 18/03/2020):

Com a epidemia de COVID-19 (coronavirus 2019 disease) e as recomendações da OMS de adoção de medidas especiais de proteção da saúde e da segurança de todos, as plenárias/reuniões do Fórum Agenda 21 Macro Leste estão suspensas. Tão logo seja possível, esperamos que em breve, comunicaremos a nova agenda.

 

Anexo

Sugestão de organização para apresentação dos trabalhos das escolas – Agenda 21

 

Importante: iniciar informando a escola, nome e série do(a)s participantes

 

Projeto: inserir o nome do projeto da Agenda 21 – “Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste”

 

Área de trabalho: apresentar o local de coleta informando o nome do rio e onde se localiza – bairro e bacia hidrográfica (inserir imagem do local, indicando o(s) ponto(s) de coleta). Descrever também o entorno do rio, essencialmente do trecho em que foram feitas as coletas.

 

Resultados: apresentar, por meio de gráficos e/ou tabelas, as principais características da água coletada, focando nos itens mais significativos, tais como DBO, presença ou não de coliformes fecais, transparência etc., além de outras características, como, por exemplo: cheiro, presença de resíduos no leito do rio, se recebe ou não esgoto “in natura”, resíduos de indústrias, presença ou não de peixes ou outros seres vivos visíveis a olho nu etc. Comentar o que os dados indicam sobre a qualidade da água.

 

Visita à nascente: se realizada, apresentar imagens e percepções do grupo em relação ao corpo d’água. Comparar o trecho do rio onde são feitas as coletas com a nascente do mesmo.

 

Mutirão: se realizado, descrever as atividades desenvolvidas com imagens e depoimentos e, se possível, demonstrar o antes e o depois.

Conclusões: apresentar as conclusões do grupo a partir das atividades desenvolvidas até o momento.

 

Considerações finais: apresentar proposta de continuidade do projeto. Se tiver, apresentar plano de ação para recuperação do rio estudado e/ou possíveis parcerias – solicitar apoio necessário para essa continuidade.

 

Comentários pessoais breves sobre como foi participar desse projeto.

 

Observações: fazer leitura crítica do material a ser apresentado para identificar e corrigir possíveis erros conceituais e/ou gramaticais, se houver.

Orientar o(a)s estudantes na linguagem oral visando evitar erros “graves” ao apresentar o projeto, tais como: “a gente fomos”,nóis fez” etc.

----------0----------

 

Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

Data: 15/08/2020 (sábado)

Horário: 10h

Plataforma online Google Meet

Presentes:

Altair Aparecido de Oliveira Filho (IFSP – São Miguel Paulista); Aparecida Kida Sanches (Raiz Cidadanista); Cassia Rosalina Príncipe Voigt (Núcleo Pedagógico Leste 1); Cintia Okamura (CETESB); Cristiano Correa (CADES São Miguel); Denise Aparecida Belchior da Costa (DRE Itaquera); Eleni Lima (sociedade civil); Fátima Magalhães de Oliveira (CADES São Matheus);  Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva); Helio Dias Bezerra (Professor de Sociologia – Vila Cruzeiro); Janete Dias dos Santos (CADES Itaquera); José Zildo (CADES Itaquera); Leonardo Medeiros (Itaim Paulista); Marilena Moraes Luciano (CADES Aricanduva); Monalisa Tavares Kinokawa (Professora de Ciências e Biologia); Rogério Pereira de Oliveira (Parque Linear Rio Verde); Sanderli Aparecida de Brito (Cidade Tiradentes); Suely Ramos (CONSEG Mooca); Suzi Sayuri Sassamoto Kurokawa (IFSP IFSP – São Miguel Paulista); Ulisses Queixada (CADES São Matheus); Vanessa Ramos Pacheco (EE Profº Carlos Henrique Liberalli).

Pauta:

  • Apresentação dos presentes
  • Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste

 

Após a apresentação de todos, Cintia Okamura (CETESB) faz breve apresentação do Fórum Agenda 21 Macro Leste e Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva) apresenta o Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste, cujas etapas descrevemos a seguir.

 

Etapas do Projeto

1ª Etapa: Escolha da Escola Interessada

2ª Etapa: Capacitação dos Professores

3ª Etapa: Coleta e Análise

4ª Etapa: Sensibilização Intermitente (a cada 3 meses): 1º Ação - Visita às Nascentes (3º mês do início do projeto); 2º Ação - Mutirão de limpeza (6º mês do início do projeto); 3º Ação - Plantio de Mudas (9º mês do início do projeto).

5ª Etapa: Reuniões de Acompanhamento (CADES x Escolas)

6ª Etapa: Construção do Programa de Ações para a recuperação/renaturalização do curso d´água

7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações

8ª Etapa: Valorização: Publicação

 

Quadro Atualizado das Escolas participantes e córregos adotados por Subprefeitura

 

Subprefeitura

Escola

Córrego/Rio Adotado

Aricanduva

Escola Santa Marina¹

Rapadura

Colégio Soter¹

 Taboão

Cidade Tiradentes

EMEF Aureliano Leite²

Itaquera

Itaquera

E. E. Prof.ª Emília de Paiva²

Verde

SENAC - Unidade Itaquera¹

Verde

São Mateus

E Prof. Carlos Henrique Liberalli²

Caguaçú

São Miguel Paulista

E. E. Dep. Raul Pilla²

Jacú Pêssego

IFSP – Campus São Miguel²

Guanambi

 

¹Instituição particular; ²Instituição pública

 

 

 

 

Panorama das escolas participantes

Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva) apresenta um panorama da situação de cada escola, ou seja, aquelas que enviaram as fichas de análise e autorizações dos alunos, e aquelas que realizaram visita às nascentes e mutirão, bem como se houve apoio e participação dos CADES. Estas informações foram solicitadas aos representantes das instituições e dos CADES Regionais via e-mail no dia 02/08/2020 e atualizadas até o dia 15/08/2020.

Quadro Resumo da situação de cada instituição participante no projeto

 

15/08/2020

Soter

Santa Marina

Aureliano Leite

Emília de Paiva

SENAC

Liberalli

Raul Pilla

IFSP

Fichas de Análise

SIM

SIM

?

?

SIM

SIM

?

SIM

Autorizações Alunos

SIM

SIM

SIM

?

SIM

?

?

SIM

Visita Nascente

NÃO

NÃO

?

?

SIM

SIM

?

NÃO

Mutirões

SIM

NÃO

?

?

SIM

SIM

?

NÃO

Contato Professores

SIM

SIM

NÃO

NÃO

SIM

SIM

NÃO

SIM

CADES Atuante

SIM

SIM

SIM

NÃO

NÃO

SIM

-

SIM

Legenda: SIM – atividades realizadas, enviadas aos coordenadores e arquivadas; NÃO – atividades não realizadas; ? – informações não recebidas e registradas em e-mail.

 

O Fellipe destaca aos representantes presentes que é fundamental termos os dados do projeto organizados, uma vez que temos como objetivo propor um Plano de Ações no final do trabalho, e realizar um evento com a participação de menores de idade que ficarão visíveis na internet. Também reforça a importância de mantermos o contato com os professores atuantes no projeto e seus dados completos.

 

Em relação a atual etapa do projeto 7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações, Fellipe apresenta a proposta da Live “Águas de São Paulo: Bacias da Leste” (data a definir), que devido à pandemia de COVID-19 substituiria o Workshop presencial. O Fellipe deixa claro que esta proposta é apenas um esboço e pede a colaboração de todos os participantes do projeto, para organizar e readequar o conteúdo e conseguir os parceiros necessários para viabilizar esta ideia, que está descrita a seguir:

_____________________________________________________________________________________

A plataforma a ser utilizada para a transmissão do evento seria o Youtube. No evento, com duração máxima de 1 hora e 30 min, apresentaríamos inicialmente uma introdução sobre o Fórum Agenda 21 Macro Leste (com o objetivo de disseminar e fortalecer a existência do Fórum), seguida por um resumo do projeto com os objetivos do evento. Após estas duas apresentações, iniciaríamos as apresentações das escolas para que os alunos e professores, de forma lúdica e criativa, apresentem um vídeo de 5 min contando sobre a experiência, os resultados e as possíveis soluções (Programa de Ações) para o córrego que adotaram. Ao final, abriríamos uma discussão com convidados reconhecidos na área de recursos hídricos (Pesquisa, ONG), iniciativa privada (Empresa) e de gestão pública (Prefeitura, SVMA, etc). Destaca-se também que, entre as apresentações dos alunos e a discussão com os convidados, os alunos (supervisionados pelos professores) estarão respondendo os questionamentos de forma online, pelo chat do Youtube. Abaixo está o cronograma proposto.

 

Dia da semana: a definir

Horário do início do evento: HHhMMmin:

 

Proposta de Programação:

 

00h00min – Abertura Oficial e exposição dos Objetivos do Evento (Apresentação dos convidados) (Listar convidados:_______,_______,________,_______,_______) (Cintia Okamura e Fellipe Moutinho)

00h10min – Introdução sobre o Fórum Agenda 21 Macro Leste (Cintia Okamura)

00h15min – Resumo do projeto desenvolvido (Fellipe Moutinho)

00h20min – Apresentação dos Vídeos (Escola Santa Marina)

00h25min – Apresentação dos Vídeos (Colégio Soter)

00h30min – Apresentação dos Vídeos (EMEF Aureliano Leite)

00h35min – Apresentação dos Vídeos (EE. Prof.ª Emília de Paiva)

00h40min – Apresentação dos Vídeos (SENAC - Itaquera)

00h45min – Apresentação dos Vídeos (EE Prof. Carlos Henrique Liberalli)

00h50min – Apresentação dos Vídeos (EE Deputado Raul Pilla)

00h55min – Apresentação dos Vídeos (IFSP - São Miguel Paulista)

01h00min – Discussão com os Convidados (5 min cada) (ONG, Pesquisa, Empresa Privada, SABESP, SVMA, Prefeitura)

01h30min – Agradecimentos e Encerramento (Cintia Okamura e Fellipe Moutinho)

 

Convidados/Autoridades (Sugestões)

 

1.     Prefeito de São Paulo (Bruno Covas - )

 

2.     Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente (Eduardo de Castro - )

 

3.     ONG (WaterLution – Brasil) (Dawn Fleming - )

Site: https://waterlution.org/brasil/

 

4.     Pesquisa (Associação Brasileira de Limnologia) (Dr.ª Luciana Barbosa - ♀)

Site: https://www.ablimno.org.br/

Site: https://www.youtube.com/channel/UCwDJebxw487W6PeKS9mVCzw/videos

 

5.      Empresa Privada (Phytorestore – Brasil) (Lilian Hengleng - )

Site: https://www.facebook.com/phytorestore.brasil

 

6.     SABESP (Benedito Braga - )

 

Possíveis parceiros: UMAPAZ (SVMA), ABLimno, Google, Youtube, etc..

 

Recursos Humanos Necessários

 

□      1 Gerenciador de Vídeo (Alguém para manter a plataforma online)

□      1 Gerenciador de Vídeo (Alguém para auxiliar no Chat do Youtube)

□      1 Designer Gráfico (Alguém para fazer os layouts da apresentação e editar os vídeos)

□      3 Responsáveis por coordenar/orientar o Prefeito e Secretário do Verde (provavelmente em um espaço da Prefeitura de São Paulo)

□      1 Pessoa responsável por manter o contato estritamente com a ABLimno

□      1 Pessoa responsável por manter o contato estritamente com a Phytorestore

□      1 Pessoa responsável por manter o contato estritamente com a Waterlution

□      1 Pessoa responsável por manter o contato estritamente com a SABESP

□      1 Auxiliar Técnico de Som/Imagem

Materiais necessários

 

□      1 Notebook (Para Prefeito e Secretário)

□      Certificados de Participação no Projeto emitidos pela SVMA (Assinados Digitalmente pelo Secretário, Cintia e Fellipe)

 

Conteúdo das Apresentações

 

A apresentação, que será feita pelos alunos e supervisionada pelos professores, deverá conter:

 

- Filmagem (com áudio e legenda)*;

- Fotos (com narração e legenda);

- Apresentação em PowerPoint (com narração e legenda);

 

O item marcado com * é obrigatório para que os alunos possam apresentar do modo que quiserem (mostrando o córrego, entrevistando moradores, etc.). Os demais itens podem ser intercalados nas filmagens da forma mais criativa possível. A exigência de legendas e narração é para auxiliar os deficientes audiovisuais que poderão assistir o conteúdo, que ficará salvo no Youtube. Legendas em fonte: Arial, 14 pontos. O formato do vídeo completo deverá ser em MP4.

 

Não será obrigatória a presença de todos os alunos no vídeo, pois o trabalho poderá ser divido com as respostas no Chat Online. Porém, é necessário que pelo menos 2 alunos apareçam no vídeo (que tenham entregue o Termo de Autorização de Imagem), para mostrar o envolvimento e a diversidade que o projeto proporcionou. Não há limites para participantes na apresentação.

 

O conteúdo da apresentação (termos falados, imagens, etc) serão de responsabilidade dos professores e da instituição de ensino. O papel do professor será fundamental para auxiliar os alunos e filtrar o conteúdo, deixando-o em um formato apresentável para rede nacional.

 

Tempo máximo da apresentação no formato de vídeo: 05 min 00 s

 

01 min 00 s – Apresentação do Córrego e seus pontos positivos (se tiver) e negativos (problemas) (Tema Obrigatório)

 

02 min 30 s – Apresentação Lúdica com os resultados e percepções obtidas (a criatividade é quem dita às regras) (Tema Livre)

 

01 min 30 s – Apresentação de Possíveis Soluções (Plano de Ações) que a Escola ou a Subprefeitura (junto com o Estado) poderiam adotar (Tema Obrigatório)

 

_____________________________________________________________________________________

 

Após a explanação, Fellipe dá a palavra na ordem em que cada participante se inscreve no Chat.

 

 

Ulisses Queixada (CADES São Matheus): propõe convidar a UNINOVE, para auxiliar na execução da Live por meio de sua plataforma, e a SOS Mata Atlântica, como ONG brasileira a participar.

 

Marilena Moraes Luciano (CADES Aricanduva): vai contatar uma pessoa que estuda design gráfico.

 

Sanderli Aparecida de Brito (Cidade Tiradentes): propõe convidar a Secretaria Municipal da Educação, as empresas que ajudaram no projeto.

 

Leonardo Medeiros (Itaim Paulista): sugere convidar Sr. Marcos Palermo da São Paulo Urbanismo/SMDU para compor a discussão com os convidados.

 

Ulisses Queixada (CADES São Matheus): ressalta que é importante convidar o poder público, pois os CADES Regionais são ligados ao poder público e o Subprefeito é o presidente destes conselhos e eles apoiaram a realização das atividades do projeto.

 

Denise Aparecida Belchior da Costa (DRE Itaquera): explicou a dificuldade e os cuidados que teremos para escolher representantes do poder público vinculado à política, devido ao período eleitoral iniciado hoje.

 

Aparecida Kida Sanches (Raiz Cidadanista): propõe algumas reflexões para definir convidad@s e ressalta a importância de ter @s participantes das Escolas como protagonistas do processo. Nesse sentido, questiona convite ao prefeito, entendendo que teriam outros atores mais relevantes para o processo e entende que os certificados não deverão conter a assinatura da SVMA. Também reforçou a importância do coletivo na Agenda 21, solicitando para evitar personalismo durante o evento. Deixou claro que são pontos a pensar. Também comentou sobre a possibilidade de realizar o evento mais próximo do final do ano para que as escolas possam se organizar, considerando essa situação, conforme exposto pela Sanderli.

 

Cassia Rosalina Príncipe Voigt (Núcleo Pedagógico Leste 1): comenta sobre as dificuldades que está tendo para obter as evidências de desenvolvimento do projeto pelas Unidades Escolares, relata que a Escola Estadual Deputado Raul Pilla chegou a realizar a visita aos corpos d’água do Parque do Carmo e o mutirão com os alunos que participaram da Eletiva, os estudantes da Escola Estadual Emília de Paiva Meira realizaram até a fase da visita as nascentes no Parque do Carmo, o mutirão estava agendado para o mês de março de 2020, não sendo possível devido a pandemia da Covid-19, que infelizmente nos colocou no distanciamento social. A suspensão das aulas presenciais se tornou um dificultador  da  comunicação com as escolas, principalmente com alunos, que por motivos diversos deixaram de participar das atividades ofertada pelo universo escolar.

 

Encaminhamentos para a próxima plenária:

  • Denise vai encaminhar a Lei Eleitoral 9504/1997 no grupo do Fórum Agenda 21;
  • Cássia vai entrar em contato com o pessoal da tecnologia para verificar a possibilidade na unidade de suporte;
  • Fellipe vai enviar convite ao SESC Itaquera;
  • Marilena vai contatar uma pessoa que poderá ajudar no design gráfico;
  • Ulisses vai convidar a UNINOVE e a SOS Mata Atlântica;
  • Sanderli vai contatar a EMEF Aureliano Leite.

 

Próxima Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

19/09/2020

Horário: 10h-12h

Local: Plataforma online Google Meet

 

----------0----------

 

Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

Data: 19/09/2020 (sábado)

Horário: 10h

Plataforma online Google Meet

 

Presentes:

Cintia Okamura (CETESB); Fátima Magalhães de Oliveira (CADES São Matheus); Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva); Gabriela Simões Garcia (bolsista da FAPESP); Hélio Dias Bezerra (Professor de Sociologia – Vila Cruzeiro); José Fernando Paniago (bolsista da FAPESP); Leonardo Medeiros; Marilena Moraes Luciano (CADES Aricanduva); Rogério Pereira de Oliveira (Parque Linear Rio Verde); Sanderli Aparecida de Brito (Cidade Tiradentes); Ulisses Queixada (CADES São Matheus).

Pauta:

·       Apresentação dos presentes

·       Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste

 

Após a apresentação de todos, Cintia Okamura (CETESB) faz breve apresentação do Fórum Agenda 21 Macro Leste e Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva) apresenta o Projeto Zona Leste Sustentável: Águas de São Paulo: Bacias da Leste, cujas etapas descrevemos a seguir.

 

Etapas do Projeto

1ª Etapa: Escolha da Escola Interessada

2ª Etapa: Capacitação dos Professores

3ª Etapa: Coleta e Análise

4ª Etapa: Sensibilização Intermitente (a cada 3 meses): 1º Ação - Visita às Nascentes (3º mês do início do projeto); 2º Ação - Mutirão de limpeza (6º mês do início do projeto); 3º Ação - Plantio de Mudas (9º mês do início do projeto).

5ª Etapa: Reuniões de Acompanhamento (CADES x Escolas)

6ª Etapa: Construção do Programa de Ações para a recuperação/renaturalização do curso d´água

7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações

8ª Etapa: Valorização: Publicação

 

Quadro Atualizado das Escolas participantes e córregos adotados por Subprefeitura

 

Subprefeitura

Escola

Córrego/Rio Adotado

Aricanduva

Escola Santa Marina¹

Rapadura

Colégio Soter¹

 Taboão

Cidade Tiradentes

EMEF Aureliano Leite²

Itaquera

Itaquera

E. E. Prof.ª Emília de Paiva²

Verde

SENAC - Unidade Itaquera¹

Verde

São Mateus

E Prof. Carlos Henrique Liberalli²

Caguaçú

São Miguel Paulista

E. E. Dep. Raul Pilla²

Jacú Pêssego

IFSP – Campus São Miguel²

Guanambi

 

¹Instituição particular; ²Instituição pública

 

Panorama das escolas participantes

Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva) apresenta a atualização do panorama da situação de cada escola, ou seja, aquelas que enviaram as fichas de análise e autorizações dos alunos, e aquelas que realizaram visita às nascentes e mutirão, bem como se houve apoio e participação dos CADES. Estas informações foram solicitadas novamente aos representantes das instituições e dos CADES Regionais via e-mail no dia 27/08/2020 e atualizadas até o dia 19/09/2020.

Quadro Resumo da situação de cada instituição participante no projeto

 

19/09/2020

Soter

Santa Marina

Aureliano Leite

Emília de Paiva

SENAC

Liberalli

Raul Pilla

IFSP

 

Fichas de Análise

SIM

SIM

NR

NR

SIM

SIM

NR

SIM

 

Autorizações Alunos

SIM

SIM

SIM

NR

SIM

NR

NR

SIM

 

Visita Nascente

NÃO

NÃO

NR

NR

SIM

SIM

SIM

NÃO

 

Mutirões

SIM

NÃO

NR

NR

SIM

SIM

SIM

NÃO

 

Contato Professores

SIM

SIM

SIM

NÃO

SIM

SIM

NÃO

SIM

CADES Atuante

SIM

SIM

SIM

NÃO

NÃO

SIM

NÃO

SIM

Legenda: SIM – atividades realizadas, enviadas aos coordenadores e arquivadas; NÃO – atividades não realizadas; NR – informações não recebidas e registradas em e-mail.

 

Fellipe destaca aos representantes presentes que é fundamental termos os dados do projeto organizados, uma vez que temos como objetivo propor um Plano de Ações no final do trabalho, e realizar um evento com a participação de menores de idade que ficarão visíveis na internet. Também reforça a importância de mantermos o contato com os professores atuantes no projeto e seus dados completos.

 

Em relação a atual etapa do projeto 7ª Etapa: Workshop Anual e Lançamento do Programa de Ações, Fellipe retoma a proposta da Live “Águas de São Paulo: Bacias da Leste” (data a definir), que devido à pandemia de COVID-19 substituiria o Workshop presencial. Assim, foram discutidos alguns pontos da proposta.

_____________________________________________________________________________________

A plataforma a ser utilizada para a transmissão do evento seria o Youtube. No evento, com duração máxima de 1 hora e 30 min, a Primeira Parte seria composta da seguinte forma: apresentaríamos inicialmente uma introdução sobre o Fórum Agenda 21 Macro Leste (com o objetivo de disseminar e fortalecer a existência do Fórum), seguida por um resumo do projeto com os objetivos do evento. Após estas duas apresentações, iniciaríamos as apresentações das escolas para que os alunos e professores, de forma lúdica e criativa, apresentem um vídeo de 5 min contando sobre a experiência, os resultados e as possíveis soluções (Programa de Ações) para o córrego que adotaram.

A Segunda Parte tem como objetivo trazer as instituições não governamentais e /ou governamentais que possam contribuir para a efetivação do Programa de Ações. Essas instituições serão orientadas a falar sobre como poderiam contribuir. Na próxima plenária o grupo estabeleceu que vai ser decidido quem convidar, ou seja, convidados reconhecidos na área de recursos hídricos (Pesquisa, ONG), iniciativa privada (Empresa) e/ou de gestão pública (Prefeitura, SVMA etc.).

Destaca-se também que, entre as apresentações dos alunos e a discussão com os convidados, os alunos (supervisionados pelos professores) estarão respondendo os questionamentos de forma online, pelo chat do Youtube. Abaixo está o cronograma proposto.

 

Dia da semana: a definir

Horário do início do evento: HHhMMmin:

 

Proposta de Programação:

 

00h00min – Abertura Oficial e exposição dos Objetivos do Evento (Apresentação dos convidados) (Listar convidados:_______,_______,________,_______,_______) (Cintia Okamura e Fellipe Moutinho)

00h10min – Introdução sobre o Fórum Agenda 21 Macro Leste (Vídeo com integrantes do Fórum da Agenda 21)

00h15min – Resumo do projeto desenvolvido (Vídeo com integrantes do Fórum da Agenda 21)

00h20min – Apresentação dos Vídeos (Escola Santa Marina)

00h25min – Apresentação dos Vídeos (Colégio Soter)

00h30min – Apresentação dos Vídeos (EMEF Aureliano Leite)

00h35min – Apresentação dos Vídeos (EE. Prof.ª Emília de Paiva)

00h40min – Apresentação dos Vídeos (SENAC - Itaquera)

00h45min – Apresentação dos Vídeos (EE Prof. Carlos Henrique Liberalli)

00h50min – Apresentação dos Vídeos (EE Deputado Raul Pilla)

00h55min – Apresentação dos Vídeos (IFSP - São Miguel Paulista)

01h00min – Discussão com os Convidados (5 min cada) (ONG, Pesquisa, Empresa Privada, SABESP, SVMA, Prefeitura)

01h30min – Agradecimentos e Encerramento (Cintia Okamura e Fellipe Moutinho)

 

Convidados/Autoridades (Sugestões)

 

  1. Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Sugestão de Nomes)
  2. Secretaria Municipal de Educação (Sugestão de Nomes)
  3. Secretaria Municipal das Subprefeituras (Sugestão de Nomes)
  4. ONG (SOS Mata Atlântica) (Sugestão de Nomes)

Site: https://www.sosma.org.br/

  1. Pesquisa e Ensino (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) (Prof. Rui)
  2. Pesquisa e Ensino (Universidade de São Paulo – USP/Leste) (Prof. Luís Piassi)
  3. SABESP - Leste (Sugestão de Nomes)
  4. Empresa Privada (Startup)

 

Possíveis parceiros: UMAPAZ (SVMA), ABLimno, Google, Youtube, etc..

 

Recursos Humanos Necessários

 

□      1 Gerenciador de Vídeo (Alguém para manter a plataforma online)

□      1 Gerenciador de Vídeo (Alguém para auxiliar no Chat do Youtube)

□      1 Designer Gráfico (Alguém para fazer os layouts da apresentação e editar os vídeos)

□      3 Responsáveis por coordenar/orientar o Prefeito e Secretário do Verde (provavelmente em um espaço da Prefeitura de São Paulo)

□      8 - 1 Pessoa responsável por manter o contato estritamente com cada um dos convidados

□      1 Auxiliar Técnico de Som/Imagem

Materiais necessários

 

□      1 Notebook (Para Prefeito e Secretário)

□      Certificados de Participação no Projeto emitidos pela SVMA (Assinados Digitalmente pelo Secretário, Cintia e Fellipe)

 

Conteúdo das Apresentações

 

A apresentação, que será feita pelos alunos e supervisionada pelos professores, deverá conter:

 

- Filmagem (com áudio e legenda)*;

- Fotos (com narração e legenda);

- Apresentação em PowerPoint (com narração e legenda);

 

O item marcado com * é obrigatório para que os alunos possam apresentar do modo que quiserem (mostrando o córrego, entrevistando moradores, etc.). Os demais itens podem ser intercalados nas filmagens da forma mais criativa possível. A exigência de legendas e narração é para auxiliar os deficientes audiovisuais que poderão assistir o conteúdo, que ficará salvo no Youtube. Legendas em fonte: Arial, 14 pontos. O formato do vídeo completo deverá ser em MP4.

 

Não será obrigatória a presença de todos os alunos no vídeo, pois o trabalho poderá ser divido com as respostas no Chat Online. Porém, é necessário que pelo menos 2 alunos apareçam no vídeo (que tenham entregue o Termo de Autorização de Imagem), para mostrar o envolvimento e a diversidade que o projeto proporcionou. Não há limites para participantes na apresentação.

 

O conteúdo da apresentação (termos falados, imagens, etc) serão de responsabilidade dos professores e da instituição de ensino. O papel do professor será fundamental para auxiliar os alunos e filtrar o conteúdo, deixando-o em um formato apresentável para rede nacional.

 

Tempo máximo da apresentação no formato de vídeo: 05 min 00 s

 

01 min 00 s – Apresentação do Córrego e seus pontos positivos (se tiver) e negativos (problemas) (Tema Obrigatório)

 

02 min 30 s – Apresentação Lúdica com os resultados e percepções obtidas (a criatividade é quem dita às regras) (Tema Livre)

 

01 min 30 s – Apresentação de Possíveis Soluções (Plano de Ações) que a Escola ou a Subprefeitura (junto com o Estado) poderiam adotar (Tema Obrigatório)

 

_____________________________________________________________________________________

 

Após a explanação, os presentes se manifestaram.

 

 

Marilena Moraes Luciano (CADES Aricanduva): disse que pode ajudar na edição do vídeo e informa que contatou a pessoa que estuda design gráfico que poderá ajudar nas apresentações.

 

 

Cintia Okamura (CETESB): propõe o seguinte entendimento para o evento: a Parte I seria a apresentação dos que “colocaram a mão na massa”, resultados do projeto e Programa de Ações. Ressalta que o Programa de Ações é fundamental para dar continuidade ao projeto, ou seja, chegar aos resultados concretos de melhoria dos córregos adotados pelas escolas. Desta forma, a Parte II seria o pronunciamento dos convidados sobre o que eles poderiam contribuir. Assim, na Parte II convidaríamos aqueles que de fato podem contribuir para a implementação do Programa de Ações. Coloca que o grupo deve decidir quem devemos convidar, e que não necessariamente precisam ser convidados do poder público, se o fórum assim entender, pois há organizações como a Sapiência Ambiental que trabalha com Tecnologia Social e implementam, por exemplo, sistemas de saneamento ecológico. Propõe para a próxima plenária cada um pesquisar, com esse foco “quem pode de fato contribuir” e trazer os nomes dos possíveis convidados.

 

Sanderli Aparecida de Brito (Cidade Tiradentes): manifesta que as empresas apoiadoras do projeto devem participar do evento, bem como apenas as secretarias municipais que tiveram algum envolvimento durante as atividades.

 

Leonardo Medeiros (Itaim Paulista): sugere convidar Sr. Marcos Palermo da São Paulo Urbanismo/SMDU para compor a discussão com os convidados.

 

Fellipe Henrique Martins Moutinho (CADES Aricanduva): relata que em conversa com o SESC Itaquera enxergou uma possibilidade de parceria, desde que o Fórum Agenda 21 preencha alguns requisitos para o evento, que não seria online, mas sim gravado. Destaca que o convite para outras secretarias (como a SVMA) e para empresas relacionadas com saneamento básico e/ou restauração ambiental tem como principal objetivo somar esforços para mudar a realidade desses ambientes.

 

Encaminhamentos para a próxima plenária:

·       Fechar a lista de convidados para a Live, desta forma, cada um trazer os nomes pesquisados

·       Decidir sobre a utilização ou não da plataforma do SESC Itaquera

·       Ulisses confirmar a participação da UNINOVE e da SOS Mata Atlântica;

 

Próxima Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

12/12/2020

Horário: 10h-12h

Local: Plataforma online Google Meet

 

----------0----------

 

Plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste do Município de São Paulo:

Data: 12/12/2020 (sábado)

Horário: 10h

Plataforma online Google Meet