2006

Registro da Reunião do Fórum Macro Leste
Data: 21.01.2006
Horário: 10:00 às 13:00 hrs
Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores

Presentes: José Carlos Vilela de Oliveira (CONSEG); Natalina Jesus de Santana (Abecel); Carlos Alexandre Costa (Subprefeitura Aricanduva); Juliette Marianno da Silva dos Santos (estudante); Fátima Rocha (estudante); Verônica de Souza Coelho (IFEPAMA); Valdimiro Nonato Ribeiro (Conselho Gestor Jd Carmo); Margarede Ramiro (sociedade civil – GT Comunicação); Tânia Perfeito Jardim (Sesc Itaquera); Fábio Luiz Vasconcelos (SESC Itaquera); Fernando Rodrigues Deli (NGD Leste); Rute Cremonini (PMSP-SVMA); Maria do Socorro Alves (ABEC); Carlos Antonio da Silva (CONSEG); Odair B do Nascimento (CONSEG/Uproed); Paulo Rogério dos Santos (Pueras); Dirceu Ruiz (CASD/Subprefeitura Itaim Paulista); Eliana A de Arruda Processo (Associação Fraternal Boscos Anjos); Pedro Alves de Oliveira Filho (Subprefeitura Guaianases); Jaqueline Soares (mãos unidas); Everaldo A da Silva (Subprefeitura Guaianases); Adolfo Sertanejo (ONG Brasil Gigante); Valter Hylario (Fala Negão);  Paulo Caratinga (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Paulo Gilson N Cardoso (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Luiza Helena Moreira Santos (IFEPAMA); Carlos Vilian Pereira Martinz (Coordenadoria CEU São Mateus); Maria Vitória da Silva M Soares (Subprefeitura Ermelino Matarazzo);  Floripes Núbia Oliveira Lima (CIEJA São Matheus/BSGI); Sueli Rodrigues (CEMAIS); Deuselin P R Jorge (Federação União Feminina); Sérgio Alves da Souza (Pastoral da Ecologia); Pedro Luiz Caranicolov (Grupo Quaresmeira); Rogério Leandro P Santana (Subprefeitura Penha); Carlos Boldo (Oficina Escola); Cíntia Okamura (CETESB).

Pauta
Apresentação Pessoal
Papel da Macro Zona Leste na Plenária da Rede 21 e dos Grupos de Trabalho da Macro Zona Leste
Apresentação do Planejamento Estratégico proposto pela Rede 21
Dia de Integração
Capacitação do GT do Poder Público
Mapeamento do segundo e terceiro setores realizado pelas subprefeituras
Síntese da Macro Zona Leste para a Plenária
Síntese das discussões e propostas do GT Poder Público
Intercâmbio e Visitas  
Informes

Papel da Macro Zona Leste na Plenária e dos GTs da Macro Zona Leste
Foi apresentado o histórico da Rede 21, ressaltando a formação do GT (Grupo de Trabalho) Macro Leste no II Seminário “Agenda 21 e Sustentabilidade”, que ocorreu em 07 e 08  de maio de 2005, e que teve como objetivo disseminar a Cultura da Sustentabilidade, chamando todos os segmentos: poder público, sociedade civil e iniciativa privada  na direção da construção das Agendas 21 Locais em cada uma das Subprefeituras  da Cidade de São Paulo. Desde junho de 2005, o GT Macro Leste vem promovendo encontros mensais, sediados no SESC Itaquera, tendo realizado seu seminário em 01/10/05, no qual contou com a presença de subprefeitos e representantes, os quais assinaram o Termo de Adesão ao programa, além de representantes da sociedade civil e iniciativa privada (CIESP Leste), iniciando assim, o processo de descentralização nas 11 regiões administrativas das subprefeituras leste. A partir desse seminário, o GT Macro Leste vem se preparando, por meio dos Ciclos de Palestras que acontecem quinzenalmente em cada subprefeitura, para a formação dos GTs da sociedade civil, poder público e iniciativa privada. Objetiva-se realizar a partir do final de março/início de abril de 2006 o curso de capacitação envolvendo 30 representantes de cada região administrativa (10 do setor público, 10 da iniciativa privada e 10 da sociedade civil). Esses representantes serão responsáveis em multiplicar nas localidades os conceitos apreendidos e as ações para a construção da Agenda Local. Colocou-se então, a importância da formação dos grupos de trabalho de cada setor, os quais deverão mapear e agregar todos os segmentos presentes e atuantes em cada região, procurando abarcar a diversidade e a inclusão de todos os atores locais. Esclareceu-se também, a importância da representação da Macro Leste nas Plenárias da Rede 21, onde as questões são abordadas focalizando a cidade de São Paulo como um todo, promovendo assim, um diálogo do local com o global e vice-versa.

Apresentação do Planejamento Estratégico proposto pela Rede 21
Foi apresentado o Planejamento Estratégico proposto pela Rede 21, verificando-se que a Macro Leste já tem em andamento inúmeras ações ali colocadas. Propõe-se disponibilizar esse documento para que cada região administrativa faça o preenchimento, pois  o mesmo pode ser um instrumento útil para visualizar e orientar as ações já realizadas, em andamento e visando planejamento futuro.

Dia de Integração
O grupo propôs para o dia 18/03/2006 a realização de atividade de integração, após a Plenária/Encontro da Macro Leste, agendada para o mesmo dia, das 10:00 às 13:00 horas no SESC Itaquera.

Capacitação do GT do Poder Público
Atendendo à solicitação do GT poder público da leste, vamos realizar uma breve capacitação para esses representantes, objetivando melhor instrumentalizá-los no que se refere ao entendimento dos objetivos e propostas nas construção das Agendas 21 Locais.

Mapeamento do segundo e terceiro setores realizado pelas subprefeituras
Foi solicitado aos representantes das subprefeituras uma listagem contendo o mapeamento das organizações cadastradas e não cadastradas da sociedade civil, bem como as instituições do segundo setor presentes na região. Tal listagem tem como objetivo auxiliar na formação desses GTs (sociedade civil e iniciativa privada).

Síntese da Macro Zona Leste para a Plenária da Rede 21
Foi formado um grupo de representantes da Macro Leste, que terá como função colaborar na elaboração de documentos a serem apresentados na Plenária da Rede 21. Segue a relação: Valdimiro, Maria Vitória, Roque Fernandes, Margarete Ramiro, Núbia, Carlos Vilian, Sueli Rodrigues e Deusa.

Síntese das discussões e propostas do GT Poder Público
Foram apresentadas e aprovadas as seguintes propostas do GT do Poder Público:
- criação de uma comissão de meio ambiente em cada subprefeitura com o objetivo de garantir o prosseguimento dos trabalhos;
- proposta de criação de uma Coordenadoria de Meio Ambiente em cada subprefeitura;
- Seminário envolvendo o segundo e terceiro setores, com o objetivo de formar e fortalecer esses GTs, convidando os secretários envolvidos e presidente da Cetesb;
- Proposta de implantação do programa “arborização”.

GT Sociedade Civil:
A fim de formar e fortalecer o GT da sociedade civil formou-se um grupo com os primeiros representantes. Cabe ressaltar que os componentes desse grupo, formado na presente plenária Macro Leste (21/01/2006), não necessariamente serão os representantes que participarão do curso de capacitação, mas esses representantes, nesse momento, tem como principal responsabilidade articular e agregar todos os segmentos da região, garantido a diversidade e a inclusão. Deverá ser feito um levantamento, utilizando os cadastros das subprefeituras e o conhecimento que cada um tem da sua realidade, das organizações que atuam em cada uma das regiões. A distribuição das vagas para o curso de capacitação deverá ocorrer mediante votação direta e transparente entre a totalidade dos partícipes desse setor. Segue a relação dos componentes desse GT, lembrando que fica aberta para a inserção de novos componentes:
- Sueli Rodrigues (Centro de Estudo de Meio Ambiente & Integração Social)
- Paulo Rogério dos Santos (Pueras)
- Carlos Vilian Pereira Martinz (Coord CEU São Mateus)
- Luiza Helena Moreira Santos (IFEPAMA – São Mateus)
- Joaquim Soares (IFEPAMA)
- Valter Hylario (Fala Negão – Cidade Tiradentes)
- Deusa (Federação União Feminina - Guaianases)
- Valdimiro Nonato Ribeiro (Conselho Gestor J Carmo – São Mateus)
- Floripes Núbia Oliveira Lima (BSGI – São Mateus)
- Juliette Marianno Silva Santos – 6735.3168
- Fátima Rocha (São Mateus)
- Maria do Socorro Alves (Associação Beneficiente Esporte Cultura e Lazer Nosso Sonho – Itaquera)
- Cleide Aparecida Paulino Lopreato (Associação Beneficiente Amigos Filhos de Deus – Itaim Paulista)
- Débora Marina de Souza  (Associação Rosa de Saron – Itaim Paulista)    
- Abimael Joaquim da Silva (Associação Sentimentos Bordados – Itaim Paulista)
- Romilda Maxima Vilela de Lima (Movimento Popular de Moradia e Projeto Radochi – Associação Rosa de Saron Criso é a Solução - Itaim Paulista)
 
Intercâmbio e Visitas
Propõem-se o intercâmbio entre as Macro Regiões Leste e Sul, bem como visitas monitoradas ao Projeto Pomar, CETESB, SABESP, Parque do Rodeio, Morro do Cruzeiro, Planetário, entre outros.
 

Registro da Reunião do Fórum Agenda 21 Macro Leste
Data: 18.02.2006
Horário: 10:00 às 13:30 hrs
Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores

Presentes: Maria do Socorro Alves (ABEC Lazer N Sonho); ); Zenilton Sodré Araújo (Associação Clube de Mães Caminhos do Amanhã); Carlos S Velasquez (ORION/Sol Nascente); Maximiliano Mendez Torrico (Santa Etelvina II); Marta R Santos (CC Parque Santa Amélia); Adolfo Sertanejo (ONG Brasil Gigante); Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Angelo Iervolino (Fórum Zona Leste); Emerson Franco Maia (ONG Pueras – Cidade Tiradentes); Sebastião Braga (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Carlos A Bambuy (Supervisão de Saúde de Guaianases); Luis Roberto Cutrim (Gestor Ambiental); Rosana Cristina Catenace (Núcleo Juta); Pedro L Caranicolov (Grupo Quaresmeira); Maria Valéria Prescendo (CETESB Tatuapé);  Deuselina P R Jorge (Federação União Feminina - Guaianases); Sandro Leandro Alves e Katia Coelho Machado  (Subprefeitura São Mateus); Nilce Lima da Silva, Everaldo A da Silva e Benilde A Almeida (Subprefeitura de Guaianases); Tania P Jardim (SESC Itaquera); Mariana Huderich (SESC Itaquera); Magali L Lima (Suban Sociedade Unidos Bandeirantes); Marcos D Magalhães (Espaço Cultural CDF); Paulo Renato Botelho (Instituto Nossa Gente); Elizeu Paixão (Subprefeitura Aricanduva); Regis Fernando S Fontoura (Cooperativa JUTA); Rute Cremonini (SVMA); Carlos Boldo (Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste); Cintia Okamura (CETESB).


Pauta:
Forma de Participação na Rede das Agendas 21
No próximo dia 04/03/2006 haverá eleição dos coordenadores da Rede das Agendas 21. Foi discutido e aprovado que a Macro Leste vai encaminhar a seguinte proposta: ao invés de uma coordenação fixa da Macro Leste, a cada plenária da Rede 21 teremos 3 representantes, um de cada segmento: sociedade civil, iniciativa privada e poder público. Essa representação será rotativa.

Relatos dos Grupos de Trabalho:
a) GT da sociedade Civil: a primeira reunião desse GT ocorreu no dia 17/02/2006, às 13 horas, na Subprefeitura de São Mateus, na qual compareceram 16 pessoas. Dessa reunião surgiram as seguintes demandas e propostas:
- cada representante fará um mapeamento da sociedade civil do seu território;
- cada qual vai verificar formas de captação de recursos;
- necessidade de transporte para levar a comunidade às reuniões: as subprefeituras, SVMA e CETESV vão dispor veículos para atender essa demanda;
- o poder público deverá fazer uma intervenção no sentido de verificar como as associações conveniadas participem.
- Próximo encontro: 10/03/2006 – 14 horas – Subprefeitura São Mateus
b) GT Iniciativa Privada: esse GT não está formado, porém, foi dado o primeiro passo com uma visita à CIESP Leste pela Cetesb e uma das subprefeituras.
c) GT do Poder Público:
- Coordenadoria de Meio Ambiente e Conselho..
- Encontro com Eduardo Jorge
-
d) GT Resíduos Sólidos: Próxima reunião 08/03/2006.
e) GT Comunicação.

Planejamento:
Confraternização – Equipe: Roque Fernandes, Deusa, Luis Cutrim, Pedro Caranicolov. Data: após a próxima plenária, 18/03/2006 – a partir das 13:00 horas, no SESC Itaquera – Espaço Viveiros.

Composição do RH Técnico

Capacitação Composição do grupo dos 30

Proposta de realização de um Seminário.

Próximo encontro: 18/03/2006 – SESC Itaquera
- 09:30 h – Acolhida para novos integrantes
- 10:00h – Início da  Plenária Macro Leste
- 13:00 h – Início da Confraternização
 

Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 18.03.2006
Horário: 10:00 às 13:00 hrs
Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores

Presentes: Maria José de Farias (EMEF Benedito Calixto); Deusa P R Jorge (Federação União Feminina - Guaianases); Marta R dos Santos (CC Parque Santa Amélia); Tereza Felipe da Costa (Catadores Jardim Nazaré); Carlos A Bambuy (Supervisão de Saúde de Guaianases); Everaldo A da Silva (Subprefeitura de Guaianases); Angelo Iervolino (Fórum da Zona Leste); Mauro Ramon (GT Sul); Luiz Sérgio A dos Santos; Alzira Aparecida Gusmão; Sara Fernandes Lile; Laura Paula da Silva; Maria Madalena Pucillo; José Eduardo Pucillo; Maria Aparecida R Escovar (SAL – Sociedade Ambientalista Leste); Carlos Augusto da S Barbosa (Jardim Esther – São Mateus); Thaís Prado Horta (SVMA); Wallace de Ocras (Instituto Holístico); Zenilton Sodré Araujo (Associação Clube de Mães Caminhos do Amanhã); Maria do Socorro Alves (ABECL Lazer Nosso Sonho); Renilton José dos Santos (IFEPAMA); Rosana Cristina Catenace (Núcleo Juta); Luisa Helena M Santos (IFEPAMA); Nilce Lima da Silva (Subprefeitura Guaianases), Aline Santana da Silva (Representante da Juventude de Guaianases); Marcos Rogério Cruz (Rede 21); Dirceu Ruiz (Subprefeitura Itaim Paulista); Wani de Souza L. Arruda (Saúde); Alessandro Menzani (Jovem Telento); Maria José (Jovem Talento);  Iracilda Silva dos Reis; Edila Lidia Campos; Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Gilberto Rei; Edilson Cavalcanti Gaião; Carlos S Velasquez (ORION/Sol Nascente); Cintia Okamura (CETESB).


Pauta:

Relato dos Grupos de Trabalho:
a) GT da Sociedade Civil: a segunda reunião desse GT ocorreu no dia 16/03/2006, às 9h30, na Subprefeitura de São Mateus, tendo encaminhado o seguinte:
- A realização de seminários temáticos, sendo o primeiro com o tema “Conhecendo os Nossos Representantes”, que tem o intuito de convidar os representantes da Câmara dos Vereadores;
- O grupo apontou a dificuldade em trazer algumas associações e organizações do seu território, verificando a necessidade de sensibilizá-las para a importância da participação, incluindo, inclusive, a discussão do espaço das reuniões, que ocorrem geralmente nas repartições públicas e esses locais devem ser vistos como espaços públicos, superando as questões partidárias. Sendo assim, decidiu-se pela realização de visitas territoriais nessas associações e organizações. As visitas vão ser realizadas pelos membros desse GT – Sociedade Civil. Segue o calendário da Primeira Rodada de Visitas:
Cidade Tiradentes: 23/03/2006 (quinta-feira) – 14h – Casa Amarela – Espaço Cultural Casa da Fazenda – Av Sarah Kubichek – Tel. 6964.4677 – responsável: Marcos
Itaquera: 29/03/2006 (quarta-feira) – responsável: Joselita
São Mateus: 06/04/2006 (quinta-feira) – Jardim da Conquista – responsável: Luisa
Itaim Paulista: 12/04/2006 (quarta-feira) – responsável: Abimael
- Na reunião anterior, havia sido acordado que cada representante faria um mapeamento dos segmentos da sociedade civil do seu território. Apenas os representantes de Itaquera apresentaram o mapeamento ficando estendido o prazo para os demais territórios;
- O grupo também levantou possibilidades para captação de recursos, sugerindo o seguinte: da própria reciclagem de materiais; produção de camisetas, canetas, canecas, etc. da Rede 21; venda de alguns produtos nas reuniões como balas, doces, etc.;

Próximo Encontro do GT Sociedade Civil: 19/04/2006 (quarta-feira) – 9h30 – Subprefeitura São Mateus.

b) GT do Poder Público:
Os componentes desse GT reuniram-se em 16/03/2006, às 11h – Subprefeitura São Mateus. Seguem a síntese das discussões e encaminhamentos:
- esse grupo tem como principal proposta a criação, em cada Subprefeitura, de uma Coordenadoria de Meio Ambiente, que deverá ser composta por servidores públicos que garantam a continuidade dos trabalhos, bem como a criação de um Conselho de Meio Ambiente, sendo que este conselho deverá ser composto de forma paritária, por representantes da sociedade civil e do poder público. Foi discutido o andamento desse processo em cada subprefeitura, tendo sido comunicado que a Subprefeitura da Penha já havia formado o seu grupo de trabalho de Meio Ambiente;
- Propõe-se que cada representante  leve, na discussão do Plano Diretor que ocorrerá dia 21/03/2006, às 14h30, na SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, a proposta de inclusão das questões ambientais/Agenda 21;
- Proposta de um dos participantes: incluir no processo de descentralização uma unidade do CET nas subprefeituras;
- Foi feita a avaliação do Ciclo de Palestras, tendo sido levantado alguns pontos:
. em algumas Subprefeituras, tanto o poder público como a sociedade civil não deram a devida importância e valor para as palestras, fato observado pela falta de empenho tanto na divulgação como na participação;
. para alguns grande parte das subprefeituras fez a sua parte, porém, faltou apoio dos Secretários, que poderiam ter contribuído na divulgação. Conclusão: estamos ainda no processo de sensibilização;
. para outros o problema maior não foi o apoio dos secretários e/ou a divulgação, mas sim que as palestras estavam “engessadas” no horário dos palestrantes, perdendo com isso a possibilidade de maior participação da sociedade civil;
. Portanto, para a próxima etapa, Curso de Capacitação, solicita-se que haja maior flexibilidade nos horários, que este seja realizado nos finais de semana ou no período noturno para que a sociedade civil possa participar.
 
c) GT Resíduos Sólidos:
Esse GT foi criado na plenária da Rede 21 do dia 04 de
fevereiro. A segunda reunião desse GT foi realizada em 08/03/2006, onde
os participantes discutiram sobre os seguintes temas: catadores, o papel da
CETESB/SVMA/Subprefeituras/LIMPURB na questão, A3P, Educação Ambiental, Política de Resíduos da Cidade de São Paulo e Desenvolvimento Local.
Da última reunião surgiu a idéia de se realizar um encontro ampliado onde
cada uma das partes faça uma exposição sobre sua relação com o tema ( SVMA, CETESB, Subprefeituras, LIMPURB, Movimento de catadores, etc.). Espera-se que esse GT seja fortalecido e que haja maior envolvimento dos representantes de cada Macro Região.

Plenária da Rede das Agendas 21
Foi feito um breve relato da última Plenária da Rede das Agendas 21, ocorrida em 04.03.2006, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, na qual é sempre previsto o relato dos trabalhos de cada Macro Região. A principal pauta desta última plenária foi a discussão da Coordenação da Rede. O grupo aceitou a proposta de ter representantes dos três segmentos (poder público, iniciativa privada e sociedade civil) por Macro Região, ficando, portanto, com uma representatividade de 18 pessoas (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sul e Região Metropolitana). A Macro Leste permanece com a proposta de a cada Plenária da Rede 21 ter esses 3 representantes, de forma rotativa, visando ampliar o processo participativo.

Próxima Plenária da Rede das Agendas 21: 06/05/2006 (sábado), das 9h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo – 9º andar – Sala Tiradentes.

Outros Assuntos discutidos:
Proposta: envolvimento dos Agentes Comunitários do PSF, na construção das Agendas 21 Locais, incluindo-os desde já no Curso de Capacitação.

A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública
Foi feita uma breve exposição do Programa A3P, sendo esclarecido que tratam-se de ações para envolver a administração pública e seus funcionários nas questões ambientais, trabalhando com a redução do consumo nas três vertentes: Água, Energia e Lixo. A reunião da Macro Leste para tratar desse assunto foi agendada para 18/04/2006 – 14h30 – Subprefeitua São Mateus. Ficou acordado que haverá sempre um representante desse grupo na Plenária da Macro Leste, para passar as informações e encaminhamentos dos trabalhos.  

Capacitação: Será realizada a partir de abril, 4 horas/semanais. Cada Território ainda está fechando a lista dos participantes. A proposta inicial era a realização da Capacitação aos sábados no SESC Itaquera, porém, devido a grande incidência de reuniões nos finais de semana, o grupo optou pela realização do curso durante a semana, no período noturno.  Sendo assim, tendo em vista que o SESC Itaquera encerra suas atividades às 18h, o grupo propôs a realização da capacitação de forma itinerante, nos CEUs, FATEC, etc.

ECOAR – A Ecoar é a organização responsável, no Estado de São Paulo, para atender ao Programa Nacional da Petrobrás de Olho no Ambiente. Na cidade de São Paulo as ações vão ser realizadas na Zona Leste: Fazenda da Juta e Parque São Rafael. Tendo em vista que o produto desse trabalho deverá ser a implantação da Agenda Local, será verificado os caminhos para a efetivação de uma parceria.

Confraternização: foi adiada para 13/05/2006 – a partir das 11horas, no SESC Itaquera – Espaço Viveiros.

Lançamento da Frente Parlamentar
Data: 30/03/2006
Horário: 18h
Local: Câmara Municipal

Próximo Encontro/Plenária da Macro Leste: 29/04/2006 (sábado) – SESC Itaquera – Centro de Convenções
- 09:30 h – Acolhida para novos integrantes
- 10:00h – Início da  Plenária Macro Leste
 

Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 19.04.2006
Horário: 10:00 às 13:00 hrs
Local: Subprefeitura São Mateus
Plenária Extraordinária

Presentes: Angelo Iervolino (Sociedade Ambientalista Leste/ Fórum da Zona Leste); Maria Aparecida Escovar (Sociedade Ambientalista Leste/Fórum da Zona Leste); Margarete Louzano (Coordenadoria Educacional Itaquera); Everaldo A da Silva (Subprefeitura Guaianases); Deusa Jorge (Federação União Feminina – Guaianases); Odair B do Nascimento (Conseg – Cidade Tiradentes); Sueli Rodrigues (Cemais); Priscila Aparecida Assis (CDHU/Projeto Ecoar); Lidiane Ceccato (CDHU/Projeto Ecoar); Marcos D Magalhães (E C Casa da Fazenda); Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Sandro Leandro (Subprefeitura São Mateus); Maria Izilda Ferreira (Supervisão de Saúde – Subprefeitura Vila Prudente); Valdimiro Nonato Ribeiro (Ifepama); Aldo Leite (Gab Ver Beto Custódio); Carlos Boldo (Fórum da Zona Leste); Cíntia Okamura (CETESB).

Pauta:
Capacitação
Terminada a etapa do Ciclo de Palestras - de novembro de 2005 à março de 2006, cujo principal objetivo foi sensibilizar, preparar/articular, agregar e fortalecer os diversos atores e segmentos da região, na qual realizamos Palestras/Sensibilização a cada 15 dias, nas regiões administrativas das subprefeituras leste, como segue:
Primeira Quinzena de Novembro/05: “Sustentabilidade”
Segunda Quinzena de Novembro/05: “Humanização”
Primeira Quinzena de Dezembro/06: “A Visão Sistêmica da Água”
Segunda Quinzena de Janeiro/06: “Olho ao meu redor e me vejo”
Primeira Quinzena de Fevereiro/06: “Agenda 21: Histórico e Metodologia”
Primeira Quinzena de Março/06: “Relações em Rede”

Iniciaremos a partir de maio de 2006 a Capacitação Módulo Básico para os representantes dos três setores (poder público, iniciativa privada e sociedade civil) das 11 regiões administrativas  das subprefeituras leste. Essa primeira parte da Capacitação está dividida em 4 Módulos, de 16 horas cada um, no total de 64 horas:
Módulo I : O Planeta
Módulo II: O Ser Humano
Módulo III: do Século XV ao Século XX
Módulo IV: Agenda 21 como instrumento para o desenvolvimento Local Integrado Sustentável

O conteúdo será tratado em aulas teóricas e práticas, com oficinas e vivências, adotando a metodologia participativa de forma articulada, buscando estimular uma consciência crítica e reflexiva, preparando o grupo para um trabalho cooperativo.
O grupo optou pela realização de cada módulo da seguinte forma: um final de semana por mês/16 horas (sábado e domingo).

A lista dos participantes deverá ser encaminhada até a próxima plenária da Macro Leste: 29/04/2006 – 10h – Sesc Itaquera.

a) GT Resíduos Sólidos:
Relembrando que esse GT surgiu na última Plenária da Rede, ocorrida em 04/02/06. Foram realizadas duas reuniões desse grupo de trabalho, sendo que na última, 08/03/2006, o grupo decidiu  realizar um encontro ampliado para que cada segmento envolvido (SVMA, CETESB, Subprefeituras, LIMPURB, Movimento de Catadores, etc.) exponha sua relação com tema: papel, competência, responsabilidades e dificuldades.

Data do Encontro Ampliado: 03/05/2006 – 14h – Câmara Municipal.

b) GT Iniciativa Privada: a fim de formar e fortalecer esse GT, será realizado um ciclo de eventos envolvendo o segundo setor. Iniciaremos esse ciclo trazendo para o diálogo a iniciativa privada (empresas) e os órgãos responsáveis pela sua fiscalização (Cetesb e Prefeitura).
Primeira Mesa Redonda da Macro Leste da Cidade de São Paulo
Data: 23/05/2006 - Horário: 19h às  22h
Local: Auditório do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
Rua Natal, 285 – Mooca.
 

Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 29.04.2006
Horário: 10:00 às 13:00 hrs
Local: SESC Itaquera – Sala de Convenções

Presentes: Angelo Iervolino (Sociedade Ambientalista Leste/ Fórum da Zona Leste); Maria Aparecida Escovar (Sociedade Ambientalista Leste/Fórum da Zona Leste); Margarete Louzano (Coordenadoria Educacional Itaquera); Custódia (Subprefeitura Itaquera); Everaldo A da Silva (Subprefeitura Guaianases); Francisco João Rodrigues (Subprefeitura Guaianases); José Martins Sobrinho (Subprefeitura Guaianases); Nilce Lima da Silva (Subprefeitura Guaianases); Margarida Bitelle (sociedade civil); Isabel Caballero (Associação C T Exp Social); Deusa Jorge (Federação União Feminina – Guaianases); Maximiliano Mendez Torrico (Cristo Redentor Unicastelo); Maria José de Farias (sociedade civil); Sueli Rodrigues (Cemais); Marcos D Magalhães (E C Casa da Fazenda); Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Adolfo Sertanejo (ONG Brasil Gigante); Maria de Fátima Gonçalves O Coelho (ONG Brasil Gigante); Kátia Coelho Machado (Subprefeitura São Mateus); Fabio Luiz Vasconcelos (SESC Itaquera); Francisco Alberto Melo (BSGI); Maria Irany Rodrigues Cavalcante (Escola Técnica do SUS Cidade Tiradentes); Tânia Perfeito Jardim (SESC Itaquera); Maria do Socorro Alves (Nosso Sonho – Itaquera); Edna Aurora de Souza (NGD Leste – SVMA); Maria Izildinha Ferreira (Supervisão de Saúde – Subprefeitura Vila Prudente); Rute Cremonini (SVMA); Carlos Boldo (Fórum da Zona Leste); Cíntia Okamura (CETESB).

Pauta:
Apresentação dos participantes e Informes
1) Foi criado o Grupo de Trabalho do Meio Ambiente - GTMA da subprefeitura de Guaianases, por meio da portaria nº 12/SP-G/GAB/2006, publicado em 28/04/2006, composto por servidores públicos dessa subprefeitura, tendo este grupo as seguintes atribuições:
Promover reuniões enfocando os assuntos pertinentes ao meio ambiente com:
a) ações voltadas para viabilizar a adoção do desenvolvimento sustentável e ambientalmente racional;
b) implementar formas de manejo dos recursos naturais e preservação da biodiversidade da região;
c) atuar obedecendo os limites territoriais de Guaianases, levando ao conhecimento da Sociedade Civil, Poder Público e Iniciativa Privada todas as ações praticadas no âmbito regional;
d) promover a divulgação ampla, geral e irrestrita dos trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de sensibilizar o cidadão da necessidade da preservação da fauna, da flora e vegetações existentes;
e) instrumentalização das ações constantes para a Construção Ambiental no Século XXI junto às ONG’s e Entidades Sociais;
f) promover intercâmbio de informações e experiências com outras Esferas Administrativas a nível Municipal, Estadual e Federal.


2) Entre os eventos das festividades em comemoração ao aniversário de Cidade Tiradentes, a localidade recebeu o Coordenador Adjunto da Agenda 21 Nacional do Ministério do Meio Ambiente, Ari Maritini, que, em 22 de abril de 2006, palestrou sobre o tema no CEU Inácio Monteiro.
3) Sueli do CEMAIS apresentou as ações do Movimento “Quero Mais Brasil”, que foi lançado no dia 09/03/2006, em São Paulo, com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira para uma agenda que propõe redução de carga tributária, maior transparência nos gastos públicos, melhor qualidade do ensino, mais segurança e a reforma trabalhista. A missão do Movimento é fazer com que a sociedade tome consciência e se mobilize para identificar e propor soluções para as grandes questões da Nação. É possível aderir ao programa através do telefone 40028988 ou pelo site www.queromaisbrasil.com.br.
4) Subprefeitura de Itaquera divulga a Caminhada pela Paz  que ocorrerá no próximo 20/05/2006.

Capacitação
Como deliberado na Plenária Extraordinária ocorrida em 19/04/2006, iniciaremos, a partir de maio de 2006, a Capacitação Módulo Básico para os representantes dos três setores (poder público, iniciativa privada e sociedade civil) das 11 regiões administrativas  das subprefeituras leste. Essa primeira parte da Capacitação está dividida em 4 Módulos, de 16 horas cada um, no total de 64 horas. O grupo optou pela realização de cada módulo da seguinte forma: um final de semana por mês/16 horas (sábado e domingo).
Módulo I – O Planeta
- Surgimento do Planeta
- Surgimento das Espécies
- Surgimento das Espécies Primitivas
- Influência do Meio nas adaptações e extinções das espécies
- Evolução das Espécies – dos Primeiros Primatas aos HSS
- Hegemonia da Espécie Humana no Planeta  
Módulo II – O Ser Humano
- Surgimento da História: do nomadismo ao sedentarismo
- Os Primeiros Assentamentos Humanos
- Surgimento das Culturas e Civilizações
- As Organizações Sociais ao Longo da História: Clãs, Monarquias, Cidades Estados, Repúblicas
 Módulo III – Do Século XV ao Século XX
- Hegemonia Européia: identidade bíblica, mitos, gêneses
- Iluminismo
- Revolução Francesa  
- Surgimento das Nações Americanas
- Colonialismo Afro-Asiático (Capitalismo Global)
- Guerras Mundiais
- Reconstrução das Sociedades Européias (Estado de Bem Estar Social)
- Neoliberalismo (Globalização)
- Globalização como Planejamento Planetário
Módulo IV – Agenda 21 como instrumento para o Desenvolvimento Local Integrado Sustentável
- Aplicação prática da metodologia AG 21
- Projecção da Organização para o Futuro
- Identificação dos fatores impeditivos
- Estabelecimentos de metas
- Plano de Ação
- Gerenciamento do Plano de Ação
- Indicadores
- Geocidades, Plano Diretor

O conteúdo será tratado em aulas teóricas e práticas, com oficinas e vivências, adotando a metodologia participativa de forma articulada, buscando estimular uma consciência crítica e reflexiva, preparando o grupo para um trabalho cooperativo. A ONG Pueras questionou sobre o conteúdo dos módulos, bem como sobre a equipe que ministrará o curso, ressaltamos que o conteúdo está sujeito a mudanças e adaptações, conforme as parcerias estabelecidas (em andamento) e que o processo está aberto para acolher instituições que queiram contribuir tanto no conteúdo como nas aulas práticas, desde que esteja voltado para a construção de uma consciência crítica e reflexiva..

O início está previsto para o final de semana 27/28 de maio, tão logo confirmemos o local comunicaremos a todos.

Encontro com subprefeitos da Leste
Para o mês de maio está sendo organizado um encontro das instituições parceiras do poder público na CETESB. O encontro pretende reunir os subprefeitos da Macro Leste, a direção da CETESB, o Secretario Municipal do Verde e do Meio Ambiente e o Secretário da Coordenação das Subprefeituras.
Para representar o segundo e terceiro setor nesse encontro, o grupo Macro Leste indicou as seguintes instituições:
Representantes do Segundo Setor: SESC Itaquera e CIESP;
Representantes da Sociedade Civil: ONG Brasil Gigante e União Feminina.

Mesa Redonda
A fim de subsidiar a construção das Agendas 21 Locais da Região Macro Leste da Cidade de São Paulo, realizaremos um ciclo de eventos com o objetivo propiciar o diálogo, o entendimento (do papel, das competências, das responsabilidades e das dificuldades) e a negociação entre todos os setores (poder público, iniciativa privada e sociedade civil). Assim, tendo em vista a necessidade de formar e fortalecer o GT do Segundo Setor iniciaremos esse ciclo trazendo para o diálogo a iniciativa privada (empresas) e os órgãos responsáveis pela sua fiscalização (Cetesb e Prefeitura), como segue:   
Primeira Mesa Redonda da Macro Leste da Cidade de São Paulo
Data: 23/05/2006 - Horário: 19h às  22h
Local: Auditório do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
Rua Natal, 285 – Mooca.
Como exposto, o público alvo desta primeira mesa redonda será os empresários, mas ressaltamos que a participação é aberta a todos os segmentos e para representar a sociedade civil nesse encontro, o grupo Macro Leste indica os representantes das seguintes instituições: CEMAIS e Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste.

Plenária da Rede 21
Como decidido nas plenárias anteriores, visando ampliar o processo participativo, foi discutido e aprovado que a Macro Leste, a cada Plenária da Rede 21, terá, de forma rotativa, 3 representantes, um de cada segmento: poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Sendo assim, representarão a Macro Leste na próxima plenária da Rede 21 as seguintes pessoas: José Martins Sobrinho (poder público); SESC Itaquera (Segundo setor); Marcos Daniel Magalhães (sociedade civil).

Data da Plenária da Rede 21: 06/05/2006 - das 9:30 às 13:00h - Câmara Municipal - sala Tiradentes - 9°andar.


Evento da Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária
Para o evento da ABES que ocorrerá no SESC Santos, de 6 a 9 de junho, a Macro Leste criou um grupo de trabalho com os seguintes representantes:  Marcos Daniel Magalhães, Maria Irany , Maximiliano Mendez Torrico, Maria José de Farias, Deusa, Roque Fernandes e Adolfo Sertanejo.

Grupos de trabalho
k) GT Resíduos Sólidos:
Relembrando a data do Encontro Ampliado desse GT:
Data: 03/05/2006
Horário: 14h-18h
Local: Câmara Municipal – Sala Tiradentes – 9º andar
Objetivo: exposição/apresentação dos segmentos envolvidos (SVMA, CETESB, Subprefeituras, LIMPURB, Movimento de Catadores, etc.) da sua relação com tema: papel, competência, responsabilidades e dificuldades.

l) GT Sociedade Civil:
Foi agendado o próximo encontro desse GT:
Data: 19/05/2006 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Subprefeitura São Mateus
Segue o contato dos representantes desse GT:
- Sueli Rodrigues (Centro de Estudo de Meio Ambiente & Integração Social) – 6112.1050; 9452.2956 – e-mail: sueli@cemais.org
- Paulo Rogério dos Santos (Pueras) – 6282.6199 e 8575.2538 – e-mail: pueras@pueras.org.br
- Carlos Vilian Pereira Martinz (Coord CEU São Mateus) – 6732.8118 e 9217.2380 – e-mail: cvpmartinz@hotmail.com  - cvpmartinz@gmail.com
- Luiza Helena Moreira Santos (IFEPAMA – São Mateus) – 6731.2117 (res), 9174.5095, 6824.4236 (com) – e-mail: luisahelena@bol.com.br
- Joaquim Soares (IFEPAMA) – 6731.7056 (res) e 8176.2952 – e-mail: residenciarainha@bol.com.br
- Valter Hylario (Fala Negão – Cidade Tiradentes) – 6964.9732
- Deusa (Federação União Feminina - Guaianases) – 6556.9050 e 9473.5898
- Valdimiro Nonato Ribeiro (Conselho Gestor J Carmo – São Mateus) – 6736.2032 e 9598.6048 – e-mail: ribeirovaldimiro@ig.com.br
- Floripes N Oliveira Lima (BSGI – São Mateus) – 6110.0933 e 7275.6303 – e-mail: cirogerunubia@uol.com.br
- Juliette Marianno Silva Santos – 6735.3168 – juliette.marianno@gmail.com
- Fátima Rocha (São Mateus) – 6732.8162 e 9217.2380 – e-mail: falibertaria@yahoo.com.br
- Maria do Socorro Alves (Associação Beneficiente Esporte Cultura e Lazer Nosso Sonho – Itaquera) – 6146.6227 – abecl@itelefonica.com.br
- Cleide Aparecida Paulino Lopreato (Associação Beneficiente Amigos Filhos de Deus – Itaim Paulista) – 6012.0201
- Débora Marina de Souza  (Associação Rosa de Saron – Itaim Paulista) – 6963.2239 e 8256.0268 – e-mail: deboramarina@hotmail.com    
- Abimael Joaquim da Silva (Associação Sentimentos Bordados – Itaim Paulista) – 6513.1849
- Romilda Maxima Vilela de Lima (Movimento Popular de Moradia e Projeto Radochi – Associação Rosa de Saron Criso é a Solução - Itaim Paulista) – 6963.2239 e 9381.9520
- Isaque Fonseca – Ermelino/São Migue – Rua Sargaço, 144 – Tel. 6131.5504. 6171.3890 (Alice-mãe), 6146.1398 (irmã-Tereza)
- Maria Valdete Lima – Aricanduva – 6104.8398 e 8385.2927
- Angelo Iervolino (SAL – Sociedade Ambientalista Leste) – 9115.4053 e 9176.6204 – e-mail: aniervolino@ig.com.br
- Adolfo Sertanejo (ONG Brasil Gigante) – 6555.0967
- Marcos Daniel Magalhães (E C Casa da Fazenda) – 6964.4677

Projetos da Macro Leste
O grupo refletiu sobre algumas ações ou projetos locais que podem ser fortalecidos e concretizados com a parceria em nível Macro Regional, para tanto, a partir das próximas plenárias o grupo poderá apresentar propostas de ações ou projetos a serem encaminhados via Macro Região.
Ressalta-se que tais propostas deverão necessariamente ser aprovadas nas Plenárias da Macro Região.
O SESC Itaquera oferece curso de elaboração de projetos.

Calendário:
Capacitação Módulo Básico: uma vez por mês, início: 27/05/2006;
Propõe-se a realização da Plenária da Macro Leste a cada dois meses;
Realização de reuniões dos Grupos de Trabalho uma vez por mês;
E que cada região administrativa das subprefeituras comece a formar o seu fórum local.


Próximo encontro da Macro Leste - Confraternização:
Data: 13/05/2006 (sábado)
Horário: 10h
Local: SESC Itaquera.
 

Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 17.06.2006
Horário: 10:00 às 12:00 hrs
Local: SESC Itaquera

Presentes: Angelo Iervolino (Sociedade Ambientalista Leste/ Fórum da Zona Leste); Maria Aparecida Escovar (Sociedade Ambientalista Leste/Fórum da Zona Leste); Marcos Daniel Magalhães (E C Casa da Fazenda); Roque Fernandes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Tania P Jardim (SESC Itaquera); Virgínia Chiaravalloti (SESC Itaquera); Adolfo Sertanejo (ONG Brasil Gigante); Maria de Fátima G O Coelho (ONG Brasil Gigante); Luiza V Lang (Sociedade Civil – Vila Prudente); Rute Cremonini (SVMA); Carlos Boldo (Fórum da Zona Leste); Cíntia Okamura (CETESB).

Pauta:
Calendário da Capacitação – Primeira Turma
Módulo I : O Planeta – 27 e 28 de maio de 2006
Módulo II: O Ser Humano – 22 e 23 de julho de 2006
Módulo III: do Século XV ao Século XX – 05 e 06 de agosto de 2006
Módulo IV: Agenda 21 como instrumento para o desenvolvimento Local Integrado Sustentável – 02 e 03 de setembro de 2006

Calendário da Capacitação – Início das Próximas Turmas
O Módulo I – será realizado no Planetário e SESC Itaquera, ficando sob a responsabilidade deste último.
Segunda Turma: 12 e 13 de agosto
Terceira Turma: 02 e 03 de setembro
Quarta Turma: 07 e 08 de outubro.

Encontro Regional Sudeste da Rede Brasileira das Agendas 21: 28 a 30 de julnho de 2006 – São Vicente.

Conselho 21 – PL 339/05 – cria, no âmbito de cada subprefeitura, o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local.

 

Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 19.08.2006
Horário: 9:00 às 13:00 hrs
Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores

Presentes: Deusa P R Jorge (Federação União Feminina - Guaianases); José Martins Sobrinho (Subprefeitura de Guaianases); Everaldo A da Silva (Subprefeitura de Guaianases); Shirley Regina Koga (Guaianases); Rosângela Barbosa de Souza (Guaianases); Sonia Rodrigues da Silva Duarte (Guaianases); Silvia Maria Gonçalves (Subprefeitura de Guaianases); Ricardo M Bulgarelli (ECOAR); Maria Vitória da S M Soares (Subprefeitura Ermelino Matarazzo); Sueli Rodrigues (CEMAIS – São Mateus); Sandra Regina Rosário (CEMAIS – São Mateus); Cassiano de Almeida Pires (Estudante de Gestão Ambiental); Margarete Louzano da Silva (Coordenadoria de Educação Itaquera); Sandro Shin-iti Tumura (Subprefeitura Itaim Paulista); Angelo Iervolino (Fórum da Zona Leste); Maria Aparecida R Escovar (SAL – Sociedade Ambientalista Leste); Alessandro Menzani (Instituto Jovem Talento); Maria José Conceição (Instituto Jovem Talento); Rute Cremonini (SVMA); Carlos Boldo (Instituto Novos Saberes); Cintia Okamura (CETESB).

Pauta:
1) Acolhida dos novos integrantes:
Breve Apresentação: Conhecendo Agenda 21 e as Ações da Macro Leste.

2) Capacitação
Primeira Turma:
Será realizado o IV Módulo nos dias: 02, 03 e 07 de setembro.

Segunda Turma:
Aberta as inscrições – contatar Margarete Louzano – Tel. 6741.8801 R 206 e 209
Calendário:
Programação quinzenal (6º feira) - das 8h às 17h
01/09/2006 – Módulo I
15/09/2006 – Módulo I
29/09/2006 – Módulo II
06/10/2006 – Módulo II
20/10/2006 – Módulo III
10/11/2006 – Módulo III
24/11/2006 – Módulo IV
01/12/2006 – Módulo IV

3) Constituição oficial do Fórum Macro Zona Leste
- preparar documento;
- criar um site.

4) II Seminário do GT Macro Leste
Agendado para 02/12/2006.

5) Conselhos 21
Está sendo preparada uma proposta de portaria intersecretarial a ser encaminhada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras para a criação, no âmbito de cada Subprefeitura do Município de São Paulo, de um Conselho Regional de Meio-Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Local – Conselho 21.

Calendário dos Grupos de Trabalho:
m) GT da Sociedade Civil da Macro Leste:
Agendada a próxima reunião:
Data: 16/09/2006
Horário: 9h
Local: SESC Itaquera
Contato: Sueli do CEMAIS – Tel. 6115.3877 e 9452.2956 – e-mail: sueli@cemais.org

n) GT 21 de Guaianases
Reunião mensal – toda a terceira 5º feira de cada mês
CEU Jambeiro
Horário: 15h
Contato: Martins ou Everaldo – 6557.7099
 
o) GT Resíduos Sólidos:
Próximo encontro:
Data: 30/08/2006
Horário: 14h
Local: Sala de reuniões da Subprefeitura da Sé – próximo ao Metro Armênia
Av. do Estado, 900

p) Frente Parlamentar
Próximo Encontro:
Data: 28/08/2006
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Sala Tiradentes

 
Próximo Encontro/Plenária da Macro Leste: 21/10/2006 (sábado) – SESC Itaquera – Espaço Benfeitores da Natureza
- 09:30 h – Acolhida para novos integrantes
10:00h – Início da  Plenária Macro Leste.


Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 21.10.2006
Horário: 9:00 às 13:00 hrs
Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores

Presentes: Deusa P R Jorge (Federação União Feminina - Guaianases); Monica de S Nunes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Carlos A Bambuy (Supervisão de Saúde Guaianases); Sandro Leandro (Subprefeitura São Mateus); Elisabeth Lima (IFEPAMA/Coletivo Jovem MA); Angela Aparecida Soares Rosa (CET Santa Isabel); Andrea Jaeger Foresti (ONG Rede Criar); Tania Jardim (SESC Itaquera); Andrea Bossi (ECOAR); Ricardo M Bulgarelli (ECOAR); Cassiano de Almeida Pires (Estudante de Gestão Ambiental); Margarete Louzano da Silva (Coordenadoria de Educação Itaquera); Angelo Iervolino (Fórum da Zona Leste); Maximiliano Mendes Torrico (Guaianases/Itaquera); Miguel Mendes (MSE Serviços Ambientais); Aldenide Braga (EEFM Cervantes); Patrícia Ruiz (Prema Pada); Neemias Figueira Rodrigues (SENAC – Rede Social Penha); Ana Soraya N Sechin (SVMA); Rute Cremonini (SVMA); Carlos Boldo (Instituto Novos Saberes); Cintia Okamura (CETESB).

Pauta:
1) Avaliação e Planejamento das primeiras propostas de Ação para a Construção da Agenda 21 Macro Leste:
O GT Poder Público – subprefeitos da Macro Leste – apresentou como primeira proposta uma ação de governo voltada para a questão dos entulhos. A primeira Turma da Capacitação também delineou, na oficina de construção da Agenda 21 Local, o seu plano de ação  voltado para a questão dos resíduos.
Tendo em vista essas duas propostas o GT Macro Leste vai elaborar um documento “Plataforma de Gestão de Resíduos Sólidos” a ser apresentado no II Seminário da Macro Leste.
Enviar contribuições para: agenda21zlsp@yahoo.com.br


2) Capacitação
Segunda Turma:
Programação quinzenal (6º feira)
01/09/2006 – Módulo I
15/09/2006 – Módulo I
29/09/2006 – Módulo II
06/10/2006 – Módulo II
20/10/2006 – Módulo III
10/11/2006 – Módulo III
24/11/2006 – Módulo IV
01/12/2006 – Módulo IV

3) II Seminário da Macro Leste
Será realizado o II Seminário do GT Macro Leste tendo os seguintes objetivos:
- Aniversário de 1 ano da Macro Leste;
- Consolidação da Plataforma Política de Resíduos;
- Integração das Ações Locais e Encontro de Redes.

Proposta de data para a realização do Seminário: 1, 2 e 3 de dezembro de 2006.
Grupo de Trabalho para organizar o Seminário:
Monica de S Nunes – msnunes@prefeitura.sp.gov.br;
Sandro Leandro – shora@prefeitura.sp.gov.br;
Patrícia Ruiz – patricia.ruiz@ig.com.br;
Angelo Iervolino – aniervolino@ig.com.br;
Andrea Bossi - andrea@ecoar.org.br;
Carlos Bambuy - cabambuy@yahoo.com.br;
Deusa – deusajorge@click21.com.br;
Ricardo Bulgarelli – ricardo@ecoar.org.br,
Elisabeth Lima – raioxcomunicacao@yahoo.com.br;
Ana Soraya N Sechin – asechin@prefeitura.sp.gov.br;  
Carlos Boldo – carlosoficinaescola@yahoo.com.br;
Cintia Okamura – cintiao@cetesbnet.sp.gov.br;

Data da primeira reunião dessa comissão:
27/10/2006 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Sindicato dos Metroviários de São Paulo – Rua Serra do Japi, 31 – esquina com a Radial Leste – entre as Estações Tatuapé e Carrão.
OBS. Aberta a participação para todos que queiram contribuir.

 
Próximo Encontro/Plenária da Macro Leste: 16/12/2006 (sábado) – SESC Itaquera.


Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 27.10.2006
Horário: 18 às 21hrs
Local: Sindicato dos Metroviários

Presentes: Monica de S Nunes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); Carlos A Bambuy (Supervisão de Saúde Guaianases); Elisabeth Lima (IFEPAMA/Coletivo Jovem MA); Andrea Bossi (ECOAR); Angelo Iervolino (Fórum da Zona Leste); Cida Escovar (Fórum da Zona Leste); Débora Máxima; Romilda Maxima Vilela de Lima; Patrícia Ruiz (Prema Pada); Manoel Antonio Xavier (Sindicato dos Metroviários); Sonia Joana (SVMA); Carlos Boldo (Instituto Novos Saberes); Cintia Okamura (CETESB).

Pauta:
Planejamento do II Seminário da Macro Leste

Conteúdo do Primeiro dia – sexta-feira – 01/12/2006 (noite):
1) Por que Zona Leste?
a) Espaço para recuperar e mostrar a trajetória socioambiental e política da Zona Leste, bem como os movimentos sociais presentes ao longo da história.
Responsáveis: Carlos, Cintia, Doroty e Sonia.
b) Relato das ações empreendidas pelo GT Macro Leste da Agenda 21 desde a sua formação. Mostrar resultados: dos GTs (poder público, iniciativa privada e sociedade civil); do Fórum Macro Leste; da Capacitação; do movimento de sensibilização e articulação.
Responsáveis: equipe multiplicadora da capacitação.

2) Lançamento da Plataforma de Gestão compartilhada de resíduos sólidos para a Zona Leste
Responsáveis: Fórum Lixo e Cidadania; Instituto Polis; ABES; e CETESB.

Conteúdo do Segundo dia – sábado – 02/12/06 (manhã e tarde):  
3) Preservação
Fomentar e dar visibilidade às áreas importantes da Zona Leste como: Morro do Cruzeiro, APA do Iguatemi, Cabeceiras do Aricanduva, entre outros.
Responsáveis: Sandro Leandro e Cida Escovar.
4) Movimentos Sociais, Fóruns e Redes
Espaço para conhecermos os diversos movimentos, redes e fóruns presentes na Zona Leste
Responsáveis: Romilda, Tereza, Patrícia, Andrea, Neemias, Cida Lima.
5) Redes de Diálogo –
Momento de integrar os diversos movimentos, redes, fóruns, entre outros, com o GT Agenda 21 da Macro Leste. E espaço para o lançamento/diálogo da Agenda 21 Local (Macro Leste) para o Estado (Litoral Paulista), ou seja, mostrar os impactos socioambientais do turismo de massa no litoral, propondo estratégias de ação.
6) Lançamento da Agenda do programa “De Olho no Ambiente”
Responsáveis: Andréa.
Grupo de Trabalho Divulgação:
SVMA, CETESB, Ecoar, Subprefeituras, Elizabeth Lima, Monica Nunes e Patrícia Ruiz.

Grupo de Trabalho Infra-estrutura: Margarete Lousano; Carlos Bambuy; Andrea; Angelo e Monica.

Grupo de Trabalho Captação de Recursos:

Data do próximo encontro dessa comissão:
06/11/2006 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Sindicato dos Metroviários de São Paulo – Rua Serra do Japi, 31 – esquina com a Radial Leste – entre as Estações Tatuapé e Carrão.



Registro da Reunião do GT Macro Leste
Data: 21.11.2006
Horário: 14 às 16h30
Local: Subprefeitura São Mateus

Presentes: Monica de S Nunes (Subprefeitura Cidade Tiradentes); José Martins Sobrinho (Subprefeitura Guaianases); Sandro Leandro (Subprefeitura São Mateus) Ricardo Bulgarelli (Ecoar); Vera Lúcia P C Silva (Centro de Atendimento ao Trabalhador); Goretti Martins (Centro Brasil Trabalho); Maria Lúcia P Souza (Coordenadoria B Rio); Luis Carlos (rede Social Itaquera – Senac); Luisa Helena M Santos (Gêmio Recreativo do Conquista); Andrea Bossi (ECOAR); Angelo Iervolino (Fórum da Zona Leste); Cintia Okamura (CETESB).

Pauta: Planejamento do II Seminário da Macro Leste

Objetivo Geral: Subsidiar a construção das Agendas 21 Locais da Região Macro Leste

Objetivos Específicos:
- Comemorar aniversário de 1 ano da macro leste: apresentação dos resultados e planejamento estratégico do próximo ano
- Sensibilizar, agregar e articular os diversos atores da região
- Fomentar Rede de Diálogo agregando, articulando e fortalecendo as ações já desenvolvidas e em andamento na região com a apresentação de alguns projetos e ações: 11 subprefeituras da região Macro Leste; Agendas 21 das comunidades Fazenda da Juta e Parque São Rafael – “Projeto de Olho no Ambiente”; Parque da Integração – Sabesp; Projeto “Ambientes Verdes e Saudáveis” – SVMA.  


Agenda 21 e Sustentabilidade: II Seminário da Região Macro Leste da
Cidade de São Paulo
Tema: Nós, todos, um a um: o que podemos fazer juntos?
Agenda 21 Macro Leste: um ano depois
Data: 08/12/2006
Horário: das 09h às 17h
Local: SESC Itaquera – Cine Teatro

PROGRAMAÇÃO
- Café e Recepção dos Convidados: Momento de Integração 9h

- Retrospectiva Interativa do GT Macro Leste 10h
Apresentação dos resultados: um ano depois e proposta de ação
             
- Apresentação das 11 Subprefeituras da Região Macro Leste 11h
Espaço de Diálogo sobre a Agenda 21 na sua Localidade: avanços e/ou dificuldades e planejamento estratégico para o próximo ano

       Almoço 12h30 às 14 h

               Redes de Diálogo

- Lançamento das Agendas 21 da Fazenda da Juta e Parque São Rafael – “Projeto de Olho no Ambiente” 14h

- Apresentação do Parque da Integração - SABESP 15h

- Lançamento do Projeto  “Ambientes Verdes e Saudáveis” - SVMA 15h30

 
       ENCERRAMENTO 16h