Agenda 21 Local

 

O conceito de Agenda 21 Local, formulado e proposto pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI), em 1991, defendida na conferência preparatória à Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) por várias organizações, ressalta a importância da parceria entre o governo e a comunidade local na tomada de decisões.

A Agenda 21 Local ficou então definida no capítulo 28 da Agenda 21 Global como um processo contínuo de desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias, sendo um instrumento de planejamento participativo. Participação no sentido de trazer uma metodologia de diálogo e negociação entre os três setores (sociedade civil, mercado e Estado).

A Agenda 21 privilegia a ação local por entender que é na localidade, no espaço concreto do município, que as coisas acontecem, ou seja, delega à municipalidade e aos municípios a tarefa de dizer como desejam que seja o crescimento ou o desenvolvimento da sociedade e o futuro da localidade.

Um outro ponto importante da agenda é que ela traz uma visão integrada do desenvolvimento e da gestão através da questão ambiental, ou seja, possibilita uma visão estratégica sobre o desenvolvimento local integrado, pautando a questão do desenvolvimento a partir da variável ambiental.

Maiores informações no site https://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18