Convidamos todos para o evento de celebração dos 18 anos do Fórum Agenda 21 Macro Leste

Tema: Mudanças Climáticas: O que podemos fazer juntos?
 Data: 04/12/2023 (segunda-feira)
Horário: 18h30 - 21h30
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Sérgio Vieira de Melo - 1º Subsolo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100

 


 

 

 

 

 

   

A Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade.

 

A Agenda 21 é um processo e um instrumento de planejamento participativo que registra o compromisso de articulação e parceria entre o governo e a sociedade, visando a solução da problemática local que reflita no desenvolvimento sustentável da região. Lançada em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano – Eco 92, a Agenda 21 constitui-se na mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento denominado “Desenvolvimento Sustentável” que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental.

 

O capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que “cada autoridade em cada país implemente a Agenda 21 local, tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos.

 

Dentro deste contexto, em junho de 2005, instituiu-se o Fórum da Agenda 21 Macro Leste, com a adesão das 11 subprefeituras que englobam a Zona Leste do município (Aricanduva/Formosa/Carrão, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel, V. Prudente/Sapopemba), como um fórum democrático com participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada e do poder público que se reúne, organiza e trabalha para viabilizar a implantação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da Região Macro Leste que tenha reflexos na Cidade de São Paulo.

 

Esse Fórum é um espaço pluralista, diversificado, não-governamental, não partidário, onde confluem pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado, representantes de ONGs, movimentos sociais, entidades de classe, redes, empresários, comunidades, governantes e parlamentares, atuando em diversas frentes e priorizando pontos considerados críticos pelos participantes, embasados em estudos e documentos oficiais.

 

Importante destacar que o Fórum Agenda 21 Macro Leste sempre busca a parceria e não o confronto, co-responsabilizando todos os envolvidos nas ações e resultados.

 

Destacamos que a participação é um processo desafiador, lento, em uma sociedade imediatista que exige respostas rápidas; envolve um aprendizado não linear, com avanços e recuos; com muitos e diferentes atores e interesses. E a participação não se restringe à reivindicações com o que é muitas vezes confundida mas é um processo que gera transformações pessoais e transformações concretas no ambiente.

 

VISÃO

Construção de um Novo Modelo de Civilização. 

MISSÃO

Estimular a Consciência Crítica para a promoção de ações visando a melhoria da qualidade de vida do planeta.

OBJETIVO GERAL

Implantação das Agendas Ambientais Locais da Região Macro Leste da Cidade de São Paulo 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sensibilizar, Articular e Capacitar...

MÉTODO

Participativo: desnaturalização da realidade e construção conjunta de novo(s) modelo(s)
 

PÚBLICO ALVO

Três Setores: poder público, iniciativa privada e sociedade civil. 

PERÍODO

Início: Junho 2005
Término: Processo contínuo

 PLENÁRIAS

O Fórum Agenda 21 Macro Leste promove plenárias mensais, terceiro sábado do mês:

Horário: das 10h às 13h

Local: SESC Itaquera – Espaço Benfeitores da Natureza

Endereço: Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Parque do Carmo

São Paulo – SP

Novidades

Notícia aos visitantes

16/01/2010 21:02
Permite a seus visitantes saber novidades e eventos do seu site o mais rápido possível. Você precisa manter seu site sempre atualizado, assim seus visitantes ficarão com vontade de visitar as páginas regularmente. Você pode usar RSS feeds para enviar novos artigos diretamente aos seus leitores.

Site lançado

16/01/2010 21:01
Nosso novo site foi lançado hoje. Explique aos seus visitantes porquê você iniciou uma nova apresentação e como ela os beneficia. Mencione os seus objetivos e as vantagens do seu projeto. Tente brevemente dar motivos para seus visitantes retornarem à sua página.

PRINCÍPIOS

CARTA DE PRINCÍPIOS

16/01/2010 22:06
  CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM AGENDA 21 MACRO LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO   O Fórum Agenda 21 Macro Leste foi instituído, em junho de 2005, como um espaço de debate e reflexão onde se discute, trocam-se experiências e articulam-se ações com o objetivo de implementar a...

Fotos dos encontros

Itens: 1 - 2 de 2