CICLO DE PALESTRAS

 

 

No período de novembro de 2005 à Março de 2006, o Fórum Macro Leste organizou um Ciclo de Palestras que aconteceu quinzenalmente em cada uma das onze subprefeituras, com o objetivo de sensibilizar, agregar e articular os diversos atores da região visando a construção das Agendas Ambientais Locais da Zona Leste do Município de São Paulo.

 

Objetivos:

Articulação/Sensibilização: período preparatório para que cada região administrativa forme os grupos representantes dos três setores (poder público, iniciativa privada e sociedade civil).

 

Palestras/Sensibilização nas onze regiões administrativas das subprefeituras da zona leste:

Primeira Quinzena de Novembro: “Sustentabilidade”

Segunda Quinzena de Novembro: “Motivação, Liderança e Criatividade”

Primeira Quinzena de Dezembro: “A Visão Sistêmica da Água”

Segunda Quinzena de Janeiro: “Olho ao meu Redor e me Vejo”

Primeira Quinzena de Fevereiro: “Agenda 21: Histórico e Metodologia”

Primeira Quinzena de Março: “Relações em Rede”

 

SUSTENTABILIDADE (1º quinzena de Novembro/05)___________________________________________________________________

O conceito de Desenvolvimento Sustentável aparece pela primeira vez em 1987, no documento intitulado Nosso Futuro Comum, resultado dos trabalhos da Comissão Brundtland. Desenvolvimento Sustentável significa que a busca das nossas satisfações, sejam elas sociais, econômicas, culturais, políticas ou ambientais não podem ocasionar danos irreversíveis e, ao mesmo tempo, garantir que as gerações futuras (nossos filhos e netos) possam ter os recursos para a satisfação de suas necessidades.

Palestrante:

André Luiz Moura de Alcântara – Bacharel em Ciências Sociais pela USP, com especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Sociólogo e Educador Ambiental da Divisão de Educação Ambiental / SVMA, com trabalhos sobre sustentabilidade desenvolvidos também no Centro de Controle de Zoonoses, Subprefeituras e Secretarias Municipais, além de Órgãos federais e Secretarias Estaduais de Saúde da Bahia e de Pernambuco.

 

 

MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE: APRIMORANDO AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS (2º quinzena de Novembro/05)

A palestra tem como objetivo aprimorar as competências essenciais do ser humano, promovendo o desenvolvimento e o despertar para a leitura de mundo através das técnicas e jogos teatrais que estimulam e incrementam a realidade vivenciada no cotidiano; estimulando flexibilidade para o desenvolvimento do Papel Social e Profissional. Serão abordados os seguintes conteúdos:

Ø Motivação e suas características.

Ø Transpondo Labirintos e Obstáculos – Enfrentando desafios.

Ø Aperfeiçoando o processo de Comunicação Interpessoal e Intrapessoal.

Ø Auto-Imagem, Auto-Estima e Percepção.

Ø Clima Defensivo X Clima Receptivo.

Ø Espírito de Equipe.

Ø Auto-Avaliação e Mudança de Atitudes.

Palestrante:

Flávio Carneiro Giraldes: Consultor e Educador. Agente Motivador para resultados. Especialista em Desenvolvimento Social. Graduado em Estudos Sociais na Universidade São Marcos, com aprimoramento em: Relações Humanas, Motivação, Programação Neurolinguística, Análise Transacional, Gestão e Organização de Associações, Avaliação de Desempenho e de Processos, Técnicas de Comunicação, Planejamento Educacional, Controle de Qualidade Avançado, Formação e Motivação de Equipes, Marketing de Relacionamento, Liderança Situacional, Dinâmicas de Grupo, Estratégias de Inovação e Desenvolvimento da Sexualidade.

 

 

VISÃO SISTÊMICA DA ÁGUA – ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL (1º quinzena de dezembro/05)

O tema central da palestra é a água, apresentada através de visão sistêmica da realidade socioambiental, econômica, política e cultural, entre outros aspectos da Teia Ambiental; enfocados sob o ponto de vista multidisciplinar das ciências exatas, biológicas e humanas, e orientado pela Dimensão Ecossistêmica*: Temporal, Espacial e Interior. O objetivo da palestra é proporcionar informação, conhecimento e reflexão sobre a questão da água, recursos hídricos, saneamento, saúde e educação ambiental; que levem a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências; voltadas às metas de proteção, conservação e recuperação da água e do meio ambiente; que efetivamente busquem desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida.

* Desenvolvida no Canadá pelos Drs. David Selby e Graham Pike

Programa Internacional de Educação Ambiental - UNESCO

Palestrante:

John Emilio Tatton Garcia - Biólogo Sanitarista e Educador Ambiental no Departamento Ambiental da Sabesp. Especialista em Ciência Ambiental com 25 anos de experiência profissional em Tratamento de Água, Controle Sanitário e Gestão Ambiental. Professor Universitário (convidado) nas Faculdades de Santana e Universidade de Santo Amaro. Presidente da AGUA – Associação Guardiã da Água (OSCIP); e Editor Chefe do Rede Cluster de Educação Ambiental.

 

 

OLHO AO MEU REDOR E ME VEJO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO PESSOA-MEIO (2º quinzena de janeiro/06)_____________________________

O principal foco da palestra é estimular um novo olhar sobre o mundo, visando a construção da consciência crítica. Em outras palavras, crítica que nos leve à perceber o ambiente como algo sobre o qual são exercidas contínuas intervenções da qual todos nós somos atores. A Palestra pretende mostrar, fazendo uma análise da complexa relação recíproca e dinâmica do ser humano e o ambiente, que o atual momento histórico é um processo dentro de uma opção e que é possível outras alternativas na construção do futuro, buscando estratégias de intervenção que contribuam para a melhoria do relacionamento com o planeta e a vida.

Palestrante:

Cintia Okamura – socióloga, doutora em Psicologia Social pela USP com especialização em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V. Pesquisadora Fundadora do LAPSI – Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção da USP. Pesquisadora Associada do LABEURB – Laboratório de Estudos Urbanos da UNICAMP. Representante e Coordenadora da equipe brasileira no Grupo de Pesquisa Internacional sobre Ambiências Urbanas - Ministério da Pesquisa da França. Representante da CETESB no Programa Agenda 21.

 

 

 

 

 

AGENDA 21: HISTÓRIA E METODOLOGIA (1º quinzena de fevereiro/06)________________________________________________________

A Agenda 21 é como uma agenda que marcamos nossos compromissos, só que nela temos que refletir sobre os problemas que estão acontecendo em nossa região, procurando desenvolver um plano de ação, onde vamos estabeler como iremos resolvê-los e dando prazos para atingirmos os objetivos que queremos, envolvendo o Poder Público, Privado e toda a Comunidade. O Ministério do Meio Ambiente explica o que é a Agenda 21 da seguinte forma: “A Agenda 21 Local é um plano de ação para o Desenvolvimento Sustentável, instrumento de formulação e implantação de Política Públicas Locais, por meio de planejamento estratégico, participativo e de co-responsabilidade, que define e estabelece prioridades a serem executadas pela parceria governo-sociedade”.

Palestrantes:

Rute Cremonini de M. Zacconi - Pedagoga, Gestora Ambiental, Diretora da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e Co-coordenadora da Rede 21.

Sonia Joana Jabur Salomão - Assistente Social, Educadora Ambiental da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e membro da Rede 21.

 

 

RELACIONAMENTO EM REDE – UMA ALTERNATIVA PARA IMPLANTAÇÃO DAS AGENDAS 21 LOCAIS (2º quinzena de fevereiro/06)

- Sensibilização dos participantes presentes para as questões do relacionamento interpessoal;

- Levantamento histórico do relacionamento do homem ao longo dos tempos;

- O que são redes de relacionamento

- Qual a importância do relacionamento em rede para a efetivação de projetos e ações;

- Fundamentos do relacionamento em rede;

- Como se organizar em rede de relacionamentos.

Palestrantes:

Rose Meusburger - Ambientalista, Paisagista e Produtora Cultural. Consultora em Educação Ambiental. Membro da Comissão Gestora da Rede de Agentes Culturais São Paulo, desde o seu início em 2000. Trabalha com foco em Educação Ambiental através de programas e projetos de macro-educação. Coordenadora de projetos, treinamentos de capacitação de agentes culturais e implantação de Redes de Relacionamento dentro do programa CULTURART da GAIA BRASIL CULTURA & MEIO AMBIENTE, desde 2003. Coordena e implanta projetos culturais. Sob coordenação da Estação História colabora em projetos de resgate de memória.

Marcos Marsulo - Historiador, Pesquisador, Educador Patrimonial e membro da comissão gestora da SP-RAC (Rede de Agentes Culturais - São Paulo) desde 2000.