Itaquera

 

Ata da Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura de Itaquera

 

 

            Aos 27 dias do mês de  maio do ano de 2012’ realizou-se a Eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Itaquera.

            O Cadastramento dos eleitores teve início às 9 horas, na UBS Jardim Brasília, à  Av. Osvaldo Vale Cordeiro, 245, jurisdicionada à Subprefeitura de Itaquera.

            No período de 9h às 17.h, 364 eleitores tiveram a oportunidade de votar nos 14 candidatos inscritos.

            A apuração parcial teve início teve inicio às 17h20h e foi conduzida pela Comissão Eleitoral, com a presença de candidatos e eleitores. Seu término deu-se às 17h30 com o anúncio dos 14 candidatos eleitos como titulares e suplentes, conforme descrição abaixo:

 

               Nome Candidatos                                         Número de Votos

1- Maria Helena Muniz                                                                127

2- Lidiomar Barbosa da Silva                                                        51

3- Roseli aparecida Pavan                                                            36

4- Luiz Carlos Hathner                                                                  30

5- Eliana Maurelli                                                                           21

6- Kleison Soares de Siqueira                                                       20

7- Fernando Luiz Simas                                                                17

8- Cilas de Carvalho Souza                                                           16

9- Denise Barroso do Nascimento Olivieri                                     13

     10- Décio Suzuki                                                                             08

     11- Fábio Roberto da Silva                                                             08

     12- Maria Inês de Vasconcelos                                                      06

     13- Mônica maria Calais                                                                 05

     14- Valdeti Maria de Jesus Magari                                                   0

 

 

Candidatos eleitos como Conselheiros Titulares – 1º ao 8º e Suplentes – 9º ao 16º

 

1º - Maria Helena Muniz                9º - Denise Barroso do Nascimento Olivieri              

2º - Lidiomar Barbosa da Silva    10º - Décio Suzuki                                                    

3º - Roseli aparecida Pavan        11º - Fábio Roberto da Silva                                     

4º - Luiz Carlos Hathner              12º - Maria Inês de Vasconcelos                                

5º - Eliana Maurelli                      13º - Mônica maria Calais                                          

6º - Kleison Soares de Siqueira  14º - Valdeti Maria de Jesus Magari               

7º - Fernando Luiz Simas           15º - #

8º - Cilas de Carvalho Souza      16º - #

 

Participaram do processo eleitoral como fiscais indicados pelos candidatos.

 

 

Esta Ata foi lavrada por mim, Margarete Louzano da Silva, Secretária da Comissão Eleitoral e tendo sido lida e achada conforme vai devidamente assinada pelo Presidente e pelos demais membros.

 

                                                                             São Paulo, 27 de maio de 2012.

 

 

 

CALENDÁRIO REUNIÕES 2010 CADES ITAQUERA
HORÁRIO: 14h00
01° 18/01/2010
02° 22/02/2010
03° 15/03/2010
04° 19/04/2010
05° 17/05/2010
06° 21/06/2010
07° 19/07/2010
08° 16/08/2010
09° 20/09/2010
10° 18/10/2010
11° 22/11/2010
12° 20/12/2010
 
 

  REUNIÃO: PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CADES REGIONAL – ITAQUERA

Presentes :

Luiza Josefa de Assis (Ass. Central Leste – Conselheira 1ª suplente); Fátima Regina Gesualdo (SVMA Parque Raul Seixas); Luiz Carlos da SIlva (Rede Social e Agenda 21 Macro Leste – conselheiro suplente); Albertino Carlos Valêncio (Sociedade Civil agenda 21 – conselheiro); Ivo Carlos Valêncio (Presidente da Câmara do Vale, Sociedade Civil, Agenda 21 e 2º Coordenador deste Conselho );  Maria Vitória S. Macedo Soares (SVMA, DGD Leste 1, Agenda 21 e conselheira CADEs Guaianases ); Margarete Louzano da Silva (SME - DRE Itaquera, Agenda 21 Macro Leste – conselheira); Cintia Okamura (CETESB Coordenadora da Agenda 21 Macro Leste da Cidade de São Paulo); Lídia Paniaga (Subprefeitura e Jornal Itaquera - Coordenadora deste Conselho);

 

 

Em 16 de agosto de dois mil e nove, sob a coordenação da senhora Lídia Paniaga, realizou-se a 6ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Itaquera convocada com a seguinte Pauta:

Expediente e ordem do dia:

1.    O Espaço físico para o CADES

 

A Coordenadora Lídia Paniaga sugere que enquanto a subprefeitura busca um espaço adequado para acolher o conselho em suas dependências, os conselheiro poderiam marcar uma visita para conhecer o espaço da Educação, à Av. Maria Luiza Americano, 2021 e em seguida solicitar à DRE Itaquera a possibilidade de se atender o CADES desta região. Solicita à Drª Cintia Okamura, coordenadora da Agenda 21 macro Leste que nos fale sobre os trabalhos da Macro Leste.

Cintia busca articular ações conjuntas entre o Poder Público e a Sociedade Civil, possibilita o dialogo entre os diferentes seguimentos, esclarecendo qual papel e qual limite de cada um destes, bem como as relações pessoais e interinstitucionais, pois assim o processo avança. Declara que o processo participativo não é fácil, porém é necessário para o avanço dos trabalhos. E, neste sentido o papel do CADES é fundamental, que a experiência deste conselho é única e está nos seus primeiros passos.

Lídia relembra que na reunião de junho foi proposto que o conselho atuasse no Parque Linear Rio Verde. Ressalta que a reunião extraordinária marcada para 03/08 fpo cancelada devido à impossibilidade da subprefeitura fornecer os dados solicitados pelo conselho. A chefe de Gabinete, Srª Alice informou-a que alguns entraves atrasaram os trabalhos.

Sugestões e Encaminhamentos:

Informes

27/08/2009 - GT de Capacitação, Projetos e Captação de Recursos às 10h Pq. do Carmo

19/09/2009 - Aniversário do Parque do Carmo

19 e 20/09/2009 -  Viradinha Esportiva no Parque do Carmo

12/10/2009 - Aniversário do Parque Raul Seixas

Presidente do CADES Itaquera

Laert de Lima Teixeira

Coordenadora Geral

Lídia Paniaga

 

 

 

 REUNIÃO: PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA DO CADES REGIONAL – ITAQUERA

 

Presentes :

Luiza Josefa de Assis (Ass. Central Leste – Conselheira 1ª suplente); Fátima Regina Gesualdo (SVMA Parque Raul Seixas); Albertino Carlos Valêncio (Sociedade Civil agenda 21 – conselheiro); Ivo Carlos Valêncio (Presidente da Câmara do Vale, Margarete Louzano da Silva (SME - DRE Itaquera, Agenda 21 Macro Leste – conselheira); Lídia Paniaga (Subprefeitura e Jornal Itaquera - Coordenadora deste Conselho), justifica sua ausência, por não estar bem de saúde e faz contato por telefone onde solicita que o Conselho indique um nome para delegado na I Conferência de Saúde Ambiental que será realizada nos dia 23, 24 e 26 de setembro de 2009. O prazo para entrega dos nomes indicados encerra-se na segunda feira, 21/09/09. 

 

Diante da urgência da indicação de um nome, representante deste CADES para delegado na “I Conferencia de saúde Ambiental”, a coordenadora do CADES convocou a reunião extraordinária para 17/09/09 às 14h na subprefeitura de Itaquera, onde estiveram presentes os conselheiros acima indicados. Dentre os presentes o Sr Ivo colocou seu interesse em concorrer à indicação. Não houve objeção e lavrou-se em ata a indicação de: Ivo Carlos Valêncio para delegado pelo CADES Itaquera.

 

 

 

Informes

 

19/09/09 – Fórum da Agenda 21 Macro Leste (levantamento dos nome indicados para a Conferencia de Saúde Ambiental)

19/09/2009 - Aniversário do Parque do Carmo

19 e 20/09/2009 -  Viradinha Esportiva no Parque do Carmo

20/09/09 – Concentração no Parque do Carmo para caminhada e abraço ao espaço, Parque Linear Rio Verde.

 

Presidente do CADES Itaquera

Laert de Lima Teixeira

Coordenadora Geral

Lídia Paniaga

 

São Paulo, 17 de setembro de 2009.

 

 

REUNIÃO: PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CADES REGIONAL – ITAQUERA

 

 

Presentes :

Luiza Josefa de Assis (Ass. Central Leste – Conselheira 1ª suplente); Fátima Regina Gesualdo (SVMA Parque Raul Seixas); Ronaldo Massaki Morita ( sociedade civil - colônia japonesa - conselheiro ); Damaris Perez (Subprefeitura de Itaquera)   Ivo Carlos Valêncio (Presidente da Câmara do Vale, Margarete Louzano da Silva (SME - DRE Itaquera, Agenda 21 Macro Leste – conselheira); Lídia Paniaga (Subprefeitura e Jornal Itaquera - Coordenadora deste Conselho

 

 

Sra Lídia Paniaga, coordenadora deste conselho abre a reunião comunicando que a ação, do abraço ao espaço Parque LINEAR Rio Verde, foi prorrogada diante da previsão de chuva e que fez contato com os conselheiros via telefone para um consenso na alteração da data. Assim, a princípio pensou-se no domingo subseqüente, 27/09/09 em que se manteria o local de encontro para concentração e inicio da caminhada às 15h. Coloca sua decepção diante do fato destacando a ação-socio-ãmbiental sugerida por este conselho e, discutida desde junho, que não aconteceu. Expõe a programação da Penha com a ação na Tiquatira, que ocorreu com participação de diversos seguimentos; Diante disso, ressalta que   dois olhares são necessários: 1º que quando a ação é boa nada pode tirar o brilho desta, nem mesmo a chuva; 2º que a ação do Rio Verde foi cancelada também por não ter recebido o apoio necessário. Damaris contribui solicitando que cada um deste conselho deve se esforçar mais para sensibilizar a própria subprefeitura. Ivo concorda e acrescenta que o CADES deve agir, buscando esse apoio. Fátima expõe sua decepção, pois havia planejado, após o plantio de 40 mudas no Parque Raul Seixas, a saída para o abraço. Margarete diz que as escolas envolvidas não se sentiram prejudicadas, pois aproveitaram o dia com as atividades oferecidas no Parque do Carmo, porém lamentaram o cancelamento da ação. Luiza acrescenta que, não quer que sua crítica seja entendida de forma negativa, mas que os munícipes de Itaquera manifestam desejo de maior participação da subprefeitura nas ações simples e necessárias para a comunidade. Lídia diz que o CADES deve primar pela qualidade em suas ações. Relata sua sugestão de aproveitamento e preservação de uma casa antiga que fica dentro do Parque do Carmo, para um espaço cultural, sua sugestão era criar a ‘Casa do Violeiro’, onde a população poderia ter aulas de violão gratuitas, ter contato com o fogão de lenha etc, que na época conseguiria a doação de 40 violões, mas que, infelizmente a casa hoje é usada como depósito. No mesmo espírito Damaris expõe sua experiência com o Teatro de Bonecos que só foi possível com seu próprio esforço na busca de parcerias como SESI, CENAC, Editora Moderna, SEBRAE, Suzano de Papel e Celulose e outros patrocinadores que favoreceram e apoiaram seu projeto. Sua ida ao Japão com o trabalho premiado e todo desenvolvimento do projeto foi bancado pelos patrocinadores, que o poder público não reconheceu o trabalho e não colaborou nem com incentivo, pelo contrário, ao retornar, seu lugar estava ocupado por outra pessoa na Limpurb. Lídia diz que o reconhecimento do Poder Público pode demorar , mas que precisamos continuar. Retoma-se a data do abraço ao Parque Linear buscando possibilidades. Fátima sugere que façamos contato com o padre Rosalvino para uma benção ao espaço e apresentações com as Bandas e Fanfarras. Sugere ainda que se faça contato com o diretor do Circo que está ocupando o espaço público ao lado do Metrô e que, certamente, poderia ceder alguns de seus profissionais para o dia; coloca-se à disposição para o contato. Margarete se dispõe à distribuir os cartazes e os panfletos nas escolas municipais e às demais da proximidade, mas que, infelizmente, no dia não estará em São Paulo, quanto à adesão das escolas ressalta que há um caminhar de organizações para transportar crianças num domingo e que uma semana é insuficiente para que as escolas tomem os cuidados necessários para tal ação; Ronaldo oferece 15 dúzias de flores para que possam organizar arranjos; Luzia verificará a possibilidade de pessoas que cuidarão dos arranjos. Assim firma-se o abraço para 27/09/09 ás 14h30 na Av. Sampaio e Souza para uma caminhada lenta acompanhada de um carro de som chamando os moradores para agregarem-se à caminhada até o espaço do Parque Linear; Av. Itaquera 1700.

 

 

 

Encerra-se a reunião às 17h10.

               Atendendo à solicitação, a Coordenadora Lídia Paniaga, os Conselheiros Ivo Carlos e a colaboradora Damaris se reúnem com a Chefe de Gabinete Sra Alice para últimos acertos sobre a ação. Minutos depois, a Coordenadora Lídia faz contato indicando a impossibilidade da participação da subprefeitura na data marcada e sugere que a ação seja concretizada conjuntamente com a comemoração do aniversário de Itaquera, previsto para 06 de novembro de 2009. Sra Lídia fez contato telefônico com intuito de levantar votos quanto ao adiamento e informa que por maioria de votos o adiamento fica firmado e o conselho deverá discutir a data em breve.

 

 

Assim, fica suspensa a data do abraço ao Parque Linear Rio Verde no mês de setembro.

 

 

Presidente do CADES Itaquera

Laert de Lima Teixeira

Coordenadora Geral

Lídia Paniaga

 

 

 

São Paulo, 21 de setembro de 2009.

 

 

REUNIÃO: PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CADES REGIONAL – ITAQUERA

Presentes :

Luiza Josefa de Assis (Ass. Central Leste – Conselheira 1ª suplente); Luiz Carlos da SIlva (Rede Social Itaquera e Agenda 21 Macro Leste – conselheiro suplente);  Ronaldo Massaki Morita ( sociedade civil - colônia japonesa - conselheiro ); Guilherme P. de Almeida Braga (Sociedade Civil local, estudante Engenharia ambiental convidado); Benedito Lopes Franco Filho (CADES Penha, Rotary Club V. Matilde, Projeto Recicla Bairro); Antero Leite Tavares (IBRAES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Tecnologia e Educação Associativa) Ivoneide Ribeiro da Silva (Grupo Vitória Guaianases); Ivo Carlos Valêncio (Presidente da Câmara do Vale, delegado Saúde Ambiental do Municipio, Vice Presidente do CADES);  Margarete Louzano da Silva (SME - DRE Itaquera, Agenda 21 Macro Leste – conselheira); Hugo Calixto (Educador ambiental SVMA, convidado e colaborador); Maria Vitória S. Macedo Soares (SVMA, DGD Leste 1, Agenda 21 e conselheira CADEs Guaianases, convidada e colaboradora); Tatiana Monteiro (Coordenadora de Educação Ambiental SVMA, convidada e colaboradora); Lídia Paniaga (Subprefeitura e Jornal Itaquera - Coordenadora deste Conselho)

Justificaram ausência: Albertino Carlos Valêncio

 

Em 19 de outubro de dois mil e nove, sob a coordenação da senhora Lídia Paniaga, realizou-se a Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Itaquera convocada com a seguinte Pauta:

Expediente e ordem do dia:

1.     “I Conferência de Saúde Ambiental” de São Paulo

2.    Parque Linear Rio Verde (Aniversário de Itaquera)

3.    Visita Espaço Verde Maria Luiza Americano, 2021

4.    Teatro de Boneco

5.    A3P

Sra Lídia Paniaga, coordenadora deste conselho abre a reunião sugerindo uma breve apresentação considerando novos participantes que contribuirão com os trabalhos.

 

1) “I Conferência de Saúde Ambiental” de São Paulo

Maria Vitória relata que certas propostas aprovadas na Conferência são absurdas, cita o exemplo de uma delas que sugere “a reutilização do chorume de semitérios pela prefeitura”. Ressalta que o exercício de cidadania é válido , porém acredita que as discussões devem acontecer localmente para o amadurecimento e consequentemente termos propostas coerentes, claras e objetivas para não termos propostas absurdas como a destacada. Quanto à pré conferência de 18/, 16/10 (sexta-feira)   destaca o levantamento de três diretrizes a serem seguidas:  1) Recuperação e preservação das áreas de mananciais;    2) Promover políticas públicas que diminuam o processo de aquecimento global, priorizando o transporte limpo e a diminuição dos resíduos sólidos por meio de incentivo da coleta seletiva;   3) Fortalecer a gestão integrada de saúde ambiental atendendo os princípios da Agenda 21.      Essas diretrizes serão encaminhadas para a “I Conferência Estadual de Saúde Ambiental” Sr Ivo complementa a fala de Vitória e ressalta a importância das discussões dentro do Fórum da Agenda 21 que contribuíram para esse amadurecimento das propostas, exemplifica o caso dos resíduos da construção civil e salienta a fundamental importância do CADES nesse processo.   Hugo acrescenta que a Capacitação dos Conselheiros acontecerá fundamentalmente sobre princípios e o papel do Conselho e de seus conselheiros. Lidia conclui que as ONGs precisam ser envolvidas nos trabalhos, pois Itaquera soma grande número de instituições não governamentais (José Bonifácio, 63; Parque do Carmo, 12; Cidade Líder 15 e Itaquera outra tantas) e não tivemos nenhuma representatividade para o CADES Municipal.

 

  1. Parque Linear Rio Verde (Aniversário de Itaquera)

A Coordenadora, Sra Lídia coloca que a própria subprefeitura sugere que o “abraço ao parque linear Rio Verde” aconteça em 07/11, dia em que haverá uma comemoração ao Aniversário do Bairro. Informa que dia 20/10 haverá uma reunião de organização à comemoração do Aniversário de Itaquera, às 17h nesta Subprefeitura. Informa que há parceria com a Unicastelo, comercio local etc. Luiz Carlos relembra que na reunião de 20 de julho, quando esteve presente a representante da SVMA e Coordenadora do CADES Rute Cremonini, foi sugerido por esta, que o CADES traçasse um Plano de Ação para que os trabalhos fluíssem. Assim sugere que o CADEs solicite a presença do Subprefeito Laert de Lima Teixeira para discutirmos a questão considerando que o conselho deve ter conhecimento dos fatos para, obrigatoriamente, informar a população da região. Sugere ainda que envolva-se as ONGs para esse movimento. Para tal o grupo deverá se comprometer em elaborar um questionário para traçar perfil de cada ONG, trabalho este que auxiliará a integração destas nos trabalhos do Conselho. Lidia sugere que o conselho se reúna extraordinariamente para discutir estratégias para a ação do ‘abraço ao parque linear” / urbanização do centro de Itaquera / divisão de responsabilidades para mapeamento das ONGs. Data, local e horário a ser informado pela coordenadora em breve.

 

3) Visita ao Espaço Verde Maria Luiza Americano, 2021

O conselho sugere que o encontro ocorra no espaço para que se possa conhecer, analisar e avaliar as possibilidades do CADES trabalhar, também nesse espaço.

A Coordenadora destaca os itens 4 e 5 da pauta, Teatro de Boneco e A3P, a serem discutidos na próxima reunião, embora tenhamos contemplado , de certa forma, o tema da A3P contemplado na   apresentação do projeto “Recicla Bairro” que visa a implementação de Cooperativa de coleta seletiva na região. O Projeto foi apresentado pelo Srs Benedito Lopes Franco Filho (CADES Penha, Rotary Club V. Matilde, Projeto Recicla Bairro); Antero Leite Tavares (IBRAES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Tecnologia e Educação Associativa), cujos conselheiros e colaboradores levantaram algumas questões tais como:

·        O projeto prevê algum beneficio para os catadores ‘agentes ambientais’ , durante os dias em que estarão desenvolvendo o curso? Tatiana informa que o FEMA (Fundo de Meio Ambiente) oferece esse auxilio para que o trabalhador não tenha prejuízo.

·        Como o Projeto objetiva capacitação e não a instalação da Cooperativa quais garantias se tem de que após a capacitação esses agentes terão apoio e acompanhamento na efetiva criação da Cooperativa ?

·        Qual apoio a IBRAES pode oferecer a um grupo já organizado?

·        Qual a duração do Projeto -da capacitação à implementação efetiva da Cooperativa?

A coordenadora sugere que os responsáveis tragam o projeto para que o conselho possa estudá-lo discutindo a possibilidade de adequações, de acordo com os princípios da Agenda21, as realidades locais e com os princípios defendidos pelo CADES, só assim o conselho poderá dar seu parecer.

Margarete apresenta o Projeto “Heróis da Natureza” encaminhado à Diretoria Regional de Educação - Itaquera pela EDUCA (Cooperativa de Ensino e Educação) que prevê a Implantação de uma Usina de Reciclagem de óleo de cozinha nas dependências da Subprefeitura de Itaquera / ou área do Parque do Carmo, a partir de amplo envolvimento das escolas, professores, alunos, parentes e amigos destes, a fim de transformar o produto em biodisel que abastecerá os carros da subprefeitura em questão. Considerando cuidadoso análise do Projeto, a conselheira solicita aos conselheiros e aos educadores ambientais presentes,  apoio nesta análise para futuro parecer. Haverá um encontro com os responsáveis da EDUCA e educadores da DRE para esclarecimento de itens divergentes aos parâmetros educacionais os quais regem os princípios da educação.  O conselho se coloca a disposição para apoiar o trabalho, bem como os educadores ambientais presentes.

INFORMES

19/10/09 – Reunião Aniversário de Itaquera – às 19h subprefeitura de Itaquera

20/10/09 – Reunião Amigos do Bairro JD. Bandeirantes – IBRAES - Próxima a 66ª DP - 15h

21/10/09 – Reunião Amigos do Bairro Savoy - IBRAES – às 15h

22/10/09 – GT Ag. 21 – “Conferência de Saúde Ambiental Estadual” – 10h Pq do Carmo

07/11/09 – Caminhada pela Paz – Praça Brasil / SESC Itaquera – das 9h às 17h

 

 

Encerra-se a reunião às 17h30.

 

 

Presidente do CADES Itaquera

Laert de Lima Teixeira

Coordenadora Geral

Lídia Paniaga

Vice presidente

Ivo Carlos Valêncio

Secretária provisória

Margarete Louzano

 

 

São Paulo, 19 de novembro de 2009.